Pesquisar

Corante natural: uma alternativa para a indústria de alimentos

Saborosa e uma das frutas preferidas dos brasileiros, a jabuticaba, quem diria, é muito mais do que uma fruta de polpa doce. Segundo a pesquisa, ela pode ser um excelente corante natural. Desenvolvido a partir da casca da fruta desidratada e triturada, o produto é uma alternativa aos corantes sintéticos, causadores de alergias, principalmente em crianças e idosos, e já banidos em alguns países.

Em diversos países do mundo, como nos Estados Unidos, a pressão de grupos de defesa do consumidor tem forçado a indústria de alimentos a trocar alguns corantes artificiais por outros naturais à base de plantas e especiarias. Na Suécia, por exemplo, somente corantes naturais são autorizados para uso em alimentos. Pesquisas realizadas mundo afora associam os corantes não somente a alergias, mas também a hiperatividade e ao câncer.

De acordo com pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a jabuticaba além de ser uma matéria-prima facilmente encontrada no país, oferece ótima estabilidade, solubilidade e cor atraente, quando aplicada em alimentos como corante.

O corante foi apresentado na Anuga 2024

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

Soluções nutricionais para rebanhos leiteiros de A a Z serão apresentados pela Polinutri na Expotílias 2024
Empresas

Soluções nutricionais para rebanhos leiteiros de A a Z foram apresentadas pela Polinutri na Expotílias 2024

Entre os dias 26 e 28 de abril acontecerá mais uma edição de uma tradicional exposição do Oeste do estado de Santa Catarina, a Expotílias 2024 (Treze Tílias/SC) no Parque de Exposições do município. “A Expotílias se destaca por reunir produtores de leite de toda a região interessados por tecnologias visando o aumento da produtividade, saúde e bem-estar para os animais”, destaca Germano Thaler, Representante Comercial da Polinutri para Santa Catarina e região que receberá pecuaristas e clientes no estande da empresa durante a edição deste ano.

LEIA MAIS »
Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo
Especial Queijos

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

A Indústria e Comércio de Laticínios Perosa Ltda de Iraceminha, extremo-oeste catarinense, produz queijos finos e derivados lácteos como doce de leite e ricota desde 1998, resgatando receitas e trazendo novidades ao mercado. Em 2011, após a partida repentina de Darci Perosa, a queijaria fechou as portas. Mas, o amor pelo produto nunca desapareceu. Em 2019, o filho Diego Perosa viajou à Itália em busca de diferenciais no ramo, inspirado nos segredos da produção do Parmesão e Caccio Cavalo. Em 2021, reabriu as portas da Queijos Perosa, conquistou prêmios e continuou a jornada com paixão e dedicação.

LEIA MAIS »