Pesquisar

3º Mundial do Queijo do Brasil: Queijo brasileiros Morro Azul fica em 1° lugar em Concurso Internacional de Queijos e Produtos Lácteos

3º Mundial do Queijo do Brasil Queijo brasileiros Morro Azul fica em 1° lugar em Concurso Internacional de Queijos e Produtos Lácteos

Nesta sexta-feira, 12/04, o Mundial do Queijo do Brasil elegeu o queijo Morro Azul como o grande vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos superando concorrentes brasileiros e internacionais. O queijo Morro Azul é produzido no Laticínios Pomerode, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. Enrolado em uma cinta de madeira, ele é um queijo suave e cremoso. Notas amanteigadas e lácteas são predominantes. É um produto livre de lactose, sem adição da enzima lactase. (A lactose é eliminada naturalmente na maturação)

O Morro Azul é um queijo de leite de vaca e tem casca mofada e massa mole e foi desenvolvido pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, proprietários do Laticínios Pomerode. Ele foi premiado em 2023 no 35º “World Cheese Awards”, na Noruega, como o Melhor Queijo da América Latina.

Foto – Queijo Morro Azul

Concurso distribuiu cerca de 600 medalhas

O  Mundial do Queijo do Brasil também premiou 598 queijos e produtos lácteos com diferentes medalhas. Foram 99 medalhas do prêmio máximo do Super Ouro, 149 de Ouro, 150 de Prata e 200 de Bronze.

1900 produtos foram avaliados por 300 jurados que se organizaram em mesas espalhadas pelo Teatro B32, na Avenida Faria Lima, em São Paulo, onde está acontecendo a 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, que se iniciou na quinta, 11, e vai até o domingo, 14.

Cada mesa contava com cerca de 20 produtos que eram avaliados cuidadosamente por dois ou mais jurados que computavam suas notas por meio de tablets.

Na abertura do concurso , Heloisa Collins, uma das comissárias da competição, exaltou o profissionalismo do concurso: “O sucesso do concurso depende de vocês (jurados). Fizemos tudo possível para que vocês desempenhem um bom trabalho.”

Luciana Matsugma, outra comissária do concurso, destacou o impacto do evento para os queijeiros que enviaram seus produtos: “Essa responsabilidade que vocês (jurados) têm no julgamento é muito importante porque vocês podem mudar o percurso de muitas histórias. Quando cada um dos produtores nos entregaram os queijos pediram o cuidado como se fosse um filho. Lembrando que cada pontuação pode mudar a história de muita gente”.

Os vencedores do concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos foram recebidos em um coquetel de premiação no Palácio dos Bandeirantes com a presença do Governador de São Paulo Tarcisio de Freitas e do Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.

Foto dos vencedores –

Juliano e Bruno Mendes com o queijo Morro Azul

Foto: Divulgação

Veja abaixo a lista completa de vencedores:

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

Soluções nutricionais para rebanhos leiteiros de A a Z serão apresentados pela Polinutri na Expotílias 2024
Empresas

Soluções nutricionais para rebanhos leiteiros de A a Z foram apresentadas pela Polinutri na Expotílias 2024

Entre os dias 26 e 28 de abril acontecerá mais uma edição de uma tradicional exposição do Oeste do estado de Santa Catarina, a Expotílias 2024 (Treze Tílias/SC) no Parque de Exposições do município. “A Expotílias se destaca por reunir produtores de leite de toda a região interessados por tecnologias visando o aumento da produtividade, saúde e bem-estar para os animais”, destaca Germano Thaler, Representante Comercial da Polinutri para Santa Catarina e região que receberá pecuaristas e clientes no estande da empresa durante a edição deste ano.

LEIA MAIS »
Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo
Especial Queijos

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

A Indústria e Comércio de Laticínios Perosa Ltda de Iraceminha, extremo-oeste catarinense, produz queijos finos e derivados lácteos como doce de leite e ricota desde 1998, resgatando receitas e trazendo novidades ao mercado. Em 2011, após a partida repentina de Darci Perosa, a queijaria fechou as portas. Mas, o amor pelo produto nunca desapareceu. Em 2019, o filho Diego Perosa viajou à Itália em busca de diferenciais no ramo, inspirado nos segredos da produção do Parmesão e Caccio Cavalo. Em 2021, reabriu as portas da Queijos Perosa, conquistou prêmios e continuou a jornada com paixão e dedicação.

LEIA MAIS »