Saborosa e uma das frutas preferidas dos brasileiros, a jabuticaba, quem diria, é muito mais do que uma fruta de polpa doce. Segundo a pesquisa, ela pode ser um excelente corante natural. Desenvolvido a partir da casca da fruta desidratada e triturada, o produto é uma alternativa aos corantes sintéticos, causadores de alergias, principalmente em crianças e idosos, e já banidos em alguns países.
Em diversos países do mundo, como nos Estados Unidos, a pressão de grupos de defesa do consumidor tem forçado a indústria de alimentos a trocar alguns corantes artificiais por outros naturais à base de plantas e especiarias. Na Suécia, por exemplo, somente corantes naturais são autorizados para uso em alimentos. Pesquisas realizadas mundo afora associam os corantes não somente a alergias, mas também a hiperatividade e ao câncer.
De acordo com pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a jabuticaba além de ser uma matéria-prima facilmente encontrada no país, oferece ótima estabilidade, solubilidade e cor atraente, quando aplicada em alimentos como corante.
O corante foi apresentado na Anuga 2024