Você já se deparou em frente a gôndola do supermercado, em dúvida sobre qual queijo escolher, maneira de consumir e com o que harmonizar? Pois essa é a dúvida da maioria dos brasileiros. Pensando nisso, a UltraCheese desenvolve diversas iniciativas com objetivo de difundir o conhecimento e estimular o consumo de novas categorias de queijo por meio do suporte e orientação aos supermercadistas, comunicação e experimentação aos consumidores finais.
De acordo com a Abiq – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo, o consumo per capita de queijos no Brasil é de 5,5 kg ano. Valor relativamente baixo se comparado ao registrado na Europa que ultrapassa os 30 kg ano, ou mesmo na América Latina, onde em média é 8,5 kg. No Brasil o consumo de queijos ainda está concentrado nos tipos Mussarela e Prato (Lanche), mas com uma tendência muito forte de crescimento das categorias de queijos especiais: mofo branco, mofo azul, suíços, entre outros. Segundo Edson Martins – CEO UltraCheese “Há uma forte tendência, o consumidor deseja experimentar novos tipos de queijos, mas ainda conhece pouco e sente dificuldade na hora de escolher ou harmonizar. Na UltraCheese percebemos que o mercado como um todo é carente e ávido por informações e ao longo dos anos desenvolvemos soluções tanto para nossa cadeia de clientes, quanto consumidores finais”.
Desde sua fundação a UltraCheese, (detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy) resolveu assumir o protagonismo no segmento com intuito de fomentar e desenvolver o mercado como um todo. “Todos os projetos são baseados em um pilar fundamental dos nossos valores, que é colocar o cliente no foco das decisões, organizamos nossa estrutura e processos para oferecer além dos produtos, serviços capazes esclarecer dúvidas, orientar e treinar equipes no varejo. Tudo para melhorar os modelos de comercialização, exposição e experimentação ao consumidor, proporcionando uma experiência inédita e exclusiva aos participantes”.
Realizado de forma pioneira, contínua e itinerante há cerca de cinco anos, o evento já rodou por várias cidades do Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás e impactou positivamente mais de 20 mil pessoas, entre líderes que estão na linha de frente de atendimento com o consumidor, promotores, compradores, distribuidores e supervisores de lojas de redes de supermercados.
O workshop apresenta desde a história e a origem do queijo, passando pela evolução dos processos de fabricação, nos aspectos de harmonização higiene, surgimento das queijarias, industrialização e chegada dos imigrantes europeus ao país e sua influência. Por fim, aborda curiosidades sobre sabores com degustação comentada, além de oferecer dicas de conservação, cortes e até mesmo receitas “A UltraCheese é uma companhia preocupada em comunicar seus produtos, mostrar seu trabalho e atender bem seu cliente. Com este trabalho especial e pioneiro, colaboramos para que mais e mais pessoas conheçam o amplo universo dos queijos finos, aprendam a lidar e a consumir da melhor forma”, fala.
“A maneira didática da Maria do Céu combina com a sensibilidade que ela tem para entender o público. Consegue explicar e ensinar de maneira bem sutil o mundo dos queijos. Lideranças e chefes gostaram muito da apresentação, que foi um show”, resume Anderson Aguiar de Magalhães, Diretor da GPA, um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul.
Um olhar especial ao consumidor final
Na outra ponta, a UltraCheese direciona o olhar ao consumidor final, por meio do projeto Queijaria Especialista Cruzília que envolve desde espaços e arquitetura exclusiva em lojas parceiras, mobiliários modulados em pontos estratégicos e conta com diversos modelos de ativações atreladas a ações de degustação e apresentação dos produtos da marca, que é queijaria brasileira mais premiada no mundo. Entre elas a 1ª Queijaria Itinerante da história da categoria, idealizada pelo setor de Trade Marketing. O projeto piloto, aplicado inicialmente no Sam’s Club de São Paulo, está encantando os consumidores pela proposta de vivenciar uma experimentação diferenciada, com criatividade, ousadia e muita informação sobre as características de cada queijo, cortes, conservação e especialmente harmonizações.
Um charmoso tuk tuk adaptado, disposto no interior da loja, propicia ao consumidor uma experiência inédita e exclusiva, realizada ao lado da gôndola com os produtos da marca. “Acreditamos que a democratização do consumo de queijo é um passo muito importante para expandir negócios e oferecer ao mercado uma maturidade de consumo”, diz Rosana Adami Maia, Gestora de Trade Marketing. “Com esta ação, conquistamos o consumidor ao entregar produtos únicos e exclusivos, com harmonização direcionada e toda brasilidade característica da Cruzília”, complementa.
Sobre a UltraCheese – A UltraCheese foi criada a partir do sonho de ser a melhor e mais completa plataforma de cremes e queijos do país. A marca integra o fundo de investimentos independente Aqua Capital, que tem como objetivo a expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e na América do Sul. No portfólio, constam queijos, manteigas e cremes de queijo para o dia a dia, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala. O amor pelo leite e a preservação da verdadeira arte de fazer cremes e queijos é o que uniu a Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy neste grande projeto.