Apoio ao projeto Sonhando Alto, que oferece prática esportiva como meio de inclusão social, é o primeiro da marca via lei estadual de incentivo ao esporte de São Paulo |
A Zquad, marca da Piracanjuba voltada para o público a partir dos 10 anos, é a patrocinadora máster do décimo ano do projeto Sonhando Alto, iniciativa da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA) que oferece a prática esportiva e educativa do basquetebol como forma de inclusão social. O apoio será o primeiro da marca oferecido por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo (conhecida como Lei Paulista de Incentivo ao Esporte). “Acreditamos que o esporte consegue viabilizar uma verdadeira transformação social, contribuindo para que crianças sejam adultos de sucesso, dentro ou fora da área esportiva, a partir da construção de uma cidadania plena. Apoiar iniciativas como essa é gerar oportunidades para muitas famílias e, nesse caso, se torna ainda mais especial por alcançar a população de um município onde temos unidade fabril. É uma forma da nossa marca recentemente lançada, a Zquad, estar próxima da comunidade, se mostrando aliada e parceira para todos os momentos da vida”, destaca a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos. Atualmente, o projeto atende em torno de 600 crianças e adolescentes,com idade entre 7 e 17 anos, que frequentam alguma instituição de ensino público ou particular em Araraquara (SP). Cerca de 100 desses participantes possuem alguma deficiência e recebem as aulas em polo localizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. Além do ponto de atendimento na Apae, há outros seis polos do projeto, a maioria dentro de escolas parceiras. Todo o material necessário, como camisetas, meias, bermudas, coletes, além da estrutura para realização dos treinamentos, são oferecidos gratuitamente aos participantes. A seleção para o projeto não impõe restrição quanto ao perfil socioeconômico, mas, hoje, em torno de 70% dos participantes integram famílias com baixa renda e 99% estudam em instituições de ensino da rede pública estadual e municipal. Um dos requisitos para ser atendido é que a criança ou adolescente esteja matriculado na rede de ensino. Um profissional do projeto também acompanha notas e disciplina dos alunos nas escolas. “A gente deixa aberta a participação pelo tempo que quiserem. O foco não é formar atletas, mas usar o basquete para formar essencialmente cidadãos”, pontua o gestor operacional da ABA, Eduardo Di Poi. Formação de atletas Apesar da formação de atletas ser reflexo, não foco, Eduardo explica que os professores do programa observam o desempenho dos participantes e aqueles com aptidão para competir são convidados a integrar outro projeto da ABA, o Jovem Talento, também mantido por lei de incentivo. Nele, os alunos são preparados para representar a cidade de Araraquara em competições do sub 12 ao sub 18 de basquete. Por meio dessas iniciativas, a ABA já formou diversos atletas que figuram no basquete nacional, profissional e de base, masculino e feminino. Entre eles Reynan Gabriel, que começou no projeto Sonhando Alto aos 6 anos, depois passou para a equipe de formação de atletas e, aos 15, saiu para jogar profissionalmente em Franca (SP). Hoje, aos 20, ele integra a seleção brasileira adulta e se prepara para ingressar na maior liga de basquete do mundo, a NBA. Futebol feminino da Ferroviária Em Araraquara, outra iniciativa com o patrocínio da Piracanjuba é o futebol feminino da Ferroviária, conhecido como Guerreiras Grenás. O apoio à equipe araraquarense ocorre desde 2024 e foi renovado este ano, por meio da linha de proteicos da marca, Piracanjuba ProForce. O patrocínio à Ferroviária é destinado à categoria de formação, conhecida como Guerreirinhas Grenás. “É gratificante ver a marca associada a esse projeto de formação de atletas. Para além do trabalho social, a iniciativa acaba sendo uma porta de entrada profissional para muitas meninas que sonham em construir carreira no futebol”, pontua Lisiane Campos. A atacante Aline Gomes, por exemplo, entrou na equipe da Ferroviária aos 14 anos e, ano passado, aos 19, foi transferida para o North Carolina Courage, dos Estados Unidos, sendo a segunda transferência, em valores, da história do futebol feminino. O clube também revela talentos que passam a integrar a categoria principal, como a atacante Natália Vendito. Ela está clube desde 2019, e hoje, aos 20 anos, se destaca com a camisa das Guerreiras Grenás, sendo a artilheira da temporada da equipe com seis gols marcados. Em todas as categorias, as Guerreiras Grenás já tiveram mais de 60 atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina (Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Principal). Sobre a ABA Fundada em 2008, a Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA) é referência na formação esportiva e social de jovens. Cofundadora do NBB e vencedora do Prêmio Olímpico na formação de atletas, a ABA atualmente participa das categorias sub-13 a sub-17 por meio do Projeto Jovem de Talento e mantém a parceria com a Fundesport e Secretaria de Esportes de Araraquara nas categorias sub-18 e sub-20, disputando o Campeonato Paulista da categoria. Seu principal programa é o projeto social e educacional Sonhando Alto, que completa 10 anos em 2025 e é reconhecido como referência no Estado de São Paulo na promoção da inclusão e revelação de talentos. Sobre a Piracanjuba Desde 1955, quando nascemos no interior de Goiás, somos movidos por fazer o melhor para as famílias brasileiras e por alimentar a vida, transformando o viver em viver bem. Em 2025, celebramos 70 anos de história. Nossa jornada começou com um único produto, a manteiga, e hoje contamos com um portfólio de mais de 100 itens. Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2024, somos a 9ª marca mais escolhida pelos lares brasileiros. Ao longo dos anos, conquistamos a confiança dos consumidores e nos tornamos referência em inovação. Fomos pioneiros ao lançar, em 2012, o primeiro leite UHT zero lactose do mercado. Em 2021, expandimos nosso portfólio para a nutrição infantil com a linha Excellence, e, em 2022, trouxemos mais uma novidade: o primeiro leite A2 de caixinha. Porque Piracanjuba é para sua mesa, para seu dia, para sua vida! Somos uma marca que nasceu e cresceu no Brasil, presente em cada cantinho do país, carregando o jeito brasileiro inconfundível de trazer todo mundo para perto, de transformar o café da tarde em um evento, de temperar cada momento com uma dose de leveza e alto astral. De deixar tudo mais gostoso – no nosso ritmo e do nosso jeito. |