Xandô celebra 40 anos e fecha 2022 com crescimento de 29%

Xandô

Companhia dobrou o tamanho nos últimos quatro anos com o aumento da distribuição, inovações e comunicação

Referência em leites tipo A e sucos integrais, a Xandô celebrou 2022, ano que completou 40 anos de uma trajetória de sucesso, com diversos lançamentos, estreia na TV e renovação de sua identidade visual. E colheu os bons resultados no fechamento do ano: crescimento de duplo dígito. “Com a profissionalização de toda a companhia, os investimentos previstos, o calendário de inovações, a expansão geográfica e principalmente, a manutenção da qualidade dos nossos produtos, sabemos que é possível crescer mais. Afinal, dobramos a empresa em quatro anos”, avalia o presidente da Xandô, Alexandre Wolff.

Em leites tipo A, a marca se manteve líder, com 43% de share em 2022. Em sucos refrigerados, a Xandô foi a marca que mais cresceu em São Paulo (+58%). Em 2018, a categoria representava apenas 25% do faturamento, hoje já está próximo da metade. “Por conta desse crescimento, a marca ganhou participação no período, atingindo 18% de market share”, explica Wolf.

No ano passado, a Xandô comercializou mais de 20 milhões de litros de leite e 15 milhões de litros de sucos e a expectativa para 2023 é crescer 11%. “Estamos aumentando ano após ano a representatividade de sucos, que será carro chefe para a nossa expansão geográfica. Dentro desta categoria existe uma certa estabilidade de consumo, porém ao estratificar os subsegmentos, vemos um crescimento de 20% em relação a 2021 nos sucos 100% (feitos apenas com fruta)”, diz Alexandre Wolff.

Por conta da mudança de comportamento do consumidor, que passou a buscar opções mais naturais e saudáveis, os sucos Xandô puxaram esse crescimento e se destacaram. Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais. “A marca Xandô atua neste mercado desde 1997 e seguirá surpreendendo o consumidor dentro da categoria. As expectativas são bastante positivas e nos abrem um leque de oportunidades de ofertar, além dos tradicionais sabores únicos e exclusivos, também opções funcionais, como o Suco Verde, recém-lançado pela Xandô”, explica Vivian Ramirez, head de Marketing da Xandô.

Desafios e investimentos para 2023

A Xandô é uma empresa familiar com quatro décadas de atuação e sua história está intimamente ligada à Fazenda Colorado, onde são produzidos os leites tipo A e os cremes de leite frescos da marca. A Fazenda Colorado é a maior produtora de leite do Brasil(Top 100 MilkPoint, 2022) – com um recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h.

De acordo com o presidente da companhia, a família e a marca Xandô têm a missão de preservar a tradição, alta qualidade e frescor dos seus produtos e construir essa cultura também ao varejo, que ainda restringe bastante os espaços de exposição das categorias. “Para garantir os produtos sempre frescos, não fazemos estoque nas lojas, mas, sim, a reposição na gôndola. Portanto, não se trata apenas de atender bem o varejo, trata-se também de garantir o frescor do produto ao consumidor final”, comenta Wolf.

Alinhada à missão de levar a Fazenda à mesa do consumidor, o movimento de expansão da Xandô reúne o DNA da marca às oportunidades de atuação nos mercados de lácteos e bebidas. “Não só a penetração da marca em novos lares é importante, através da nossa distribuição, mas também o aumento da frequência de consumo nos lares em que a marca já está presente é primordial. Em busca deste objetivo, o calendário de inovações que endereçam novos momentos de consumo e diferentes públicos será acelerado, preservando as características de naturalidade e qualidade”, revela Vivian.

Outra necessidade atendida pela Xandô é o consumo fora de casa, tanto através de produtos prontos para beber (por exemplo, sucos de 300ml), como de produtos voltados ao food service, que se transformam em saborosas receitas. “Com a volta dos consumidores às padarias, ao trabalho presencial e aos encontros sociais, estamos bastante otimistas com o ano de 2023”, comenta a head de marketing.

Dentre os investimentos previstos para os próximos anos, a Xandô aumentará a capacidade fabril, a modernização dos CDs, a capilaridade de distribuição e a visibilidade da marca via comunicação, com verba em torno de R$10 milhões ao ano.

Sobre a Xandô

Há mais de 40 anos, a Xandô leva a Fazenda para a mesa do consumidor. Hoje a marca é referência em leites tipo A e sucos 100%.

Em 1982, a “Laticínios Xandô” foi fundada dentro da Fazenda Colorado (F.C.), que é a maior produtora de leite do Brasil – com um recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h – e possui uma das ordenhas mais modernas da América Latina, em formato de carrossel.

Em 1997, a marca expandiu sua atuação para sucos integrais, sem açúcar, conservantes e aditivos. A primeira fruta foi a laranja, vinda dos diversos pomares próprios da F.C, mas atualmente o portfólio conta com oito sabores.

Recentemente, a força e a maturidade da Xandô permitiram o avanço da agenda de inovações de forma ágil e ousada, inaugurando sua presença nas categorias de queijos e manteigas, ambas com produtos diferenciados e muito nutritivos, mantendo o DNA original da marca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Xandô

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