A UltraCheese – referência no setor de laticínios e detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Itacolomy e Búfalo Dourado – celebra a conquista da certificação EcoVadis, reconhecida globalmente como um dos principais selos em sustentabilidade e altamente valorizada por consumidores, clientes e investidores. Após um rigoroso processo de avaliação, em que foram analisados indicadores relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, ética e compras sustentáveis, a companhia alcançou a pontuação Bronze (com 66 pontos em 100), o que a posiciona entre os 16% mais bem avaliados globalmente no segmento de laticínios.
“O feito consolida a UltraCheese como o único laticínio brasileiro a receber uma medalha da EcoVadis nos últimos cinco anos, reafirmando nosso compromisso com práticas de sustentabilidade e governança”, comemora o CEO da UltraCheese, Edson Martins.
A busca pela certificação EcoVadis foi motivada pela visão estratégica da UltraCheese de implantar efetivamente os conceitos ESG em suas práticas. “Queremos reforçar nossa transparência, responsabilidade social e eficiência ambiental, promovendo práticas que beneficiem a cadeia de fornecimento e a sociedade como um todo”, explica Martins.
Entre as ações que garantiram o reconhecimento, destaca-se o Projeto Originação, que oferece capacitação técnica a pequenos produtores de leite, promovendo práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento. “Destaco ainda iniciativas como as focadas em eficiência energética, com a substituição de caldeiras a lenha por cavaco, reduzindo emissões de gases de efeito estufa; a nossa gestão hídrica inovadora, caracterizada pela reutilização da água retirada do leite, otimizando recursos naturais; e o transporte inteligente, ou seja, ouso de inteligência computacional para otimizar rotas e reduzir consumo de combustíveis”, cita Luiz Eduardo Garcia, coordenador de Meio Ambiente Corporativo da UltraCheese.De acordo com ele, a certificação reflete o compromisso com uma cadeia produtiva ética e transparente. “Esse reconhecimento vai além de nossos produtos; demonstra que estamos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promovemos impacto positivo em todas as nossas operações”, destaca.
Para os próximos anos, as metas da companhia envolvem seguir investindo em sustentabilidade e inovação. “Entre os planos estão a expansão do Projeto Originação, o aumento da eficiência energética e a obtenção de certificações como a FSSC 22000 para segurança de alimentos”, conclui Martins.