Pesquisar

Troca de comando no cooperativismo catarinense

.TROCA DE COMANDO NO COOPERATIVISMO CATARINENSE

Zanatta assume a presidência da OCESC

 Internacionalizar o setor e ampliar sua representação política e institucional são algumas das metas de Vanir Zanatta, novo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESChttps://revistamaisleite.com.br/cooperativas-e-o-fomento-a-tecnologia/), eleito nesta semana, em Florianópolis, durante assembleia geral que reuniu cerca de duas centenas de dirigentes. O novo presidente sucede Luiz Vicente Suzin, que encerrou seu segundo mandato à frente da instituição.

         Em discurso de posse, Zanatta antecipou as metas de sua gestão, entre elas, o aumento do protagonismo das cooperativas dos ramos de crédito, agropecuário e saúde, entre outros. “Até quando vamos crescer somente dentro do Brasil?”, indagou, apontando que “o mercado internacional é amplo e precisa ser trabalhado pelas cooperativas”.

         O dirigente quer mostrar a força e a importância do cooperativismo no sistema econômico e social catarinense. Iniciará um planejamento estratégico para a Organização e valorizará os vice-presidentes “como legítimos representantes dos ramos do cooperativismo, tomando decisões estratégicas sempre em conjunto”.

         O novo presidente da OCESC lembrou que “somos diferentes, não somos uma sociedade de capital, mas de pessoas. Temos que entender que para fazer o social precisamos ter o econômico sadio.”

         Outras metas anunciadas são reavaliar o regimento interno, criar conselhos consultivos por ramo, implementar o Conselho de Ética, ativar o Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP) e dinamizar a representação sindical. 

Zanatta prestigiará encontros de jovens e mulheres cooperativistas e o Fórum de Dirigentes Cooperativistas e estimulará a sucessão nas propriedades rurais e nas cooperativas. Também pretende fortalecer a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Santa Catarina (Frencoop) – que atua na Assembleia Legislativa – e eleger maior número de representantes do sistema, sem manifestar preferências partidárias ou ideológicas.

         O presidente que deixou o cargo Luiz Suzin disse que, em seus oito anos de gestão, enfrentou obstáculos diversos, “alguns sem precedentes, com a pandemia que testou nossa resiliência como nunca. No entanto, a nossa capacidade de adaptação foi mais forte e obtivemos crescimento em vários aspectos”. Suzin foi homenageado com uma placa entregue pelo seu sucessor.

A última assembleia presidida por Luiz Vicente Suzin – assessorado pelo  superintendente Neivo Luiz Panho – tratou também de assuntos administrativos, como relatório de atividades, prestação de contas, aprovação de orçamento, etc.

         DIRIGENTES

         O Conselho de Administração da OCESC eleito para o quadriênio 2024/2028 está assim constituído: presidente: Vanir Zanatta, do ramo agro; vice-presidentes do ramo agro: Romeu Bet de Chapecó e Vanduir Martini de Concórdia; vice-presidentes do ramo crédito: Rui Schneider da Silva, do sistema Sicoob, e Uwe Stortz, do sistema Ailos; vice-presidente do ramo infraestrutura: Patrique Alencar Homem, da Fecoerusc; vice do ramo consumo: Hercílio Schmitt, da Cooper de Blumenau; e vice do ramo saúde: Luiz Antônio Deczka, da Unimed Federação.

         LÍDER

         O presidente recém-eleito Vanir Zanatta tem 59 anos de idade. É natural de Jacinto Machado (SC). Graduou-se em Ciências Contábeis pela Univille, de Joinville (SC). Em 2006 cursou Gestão de Cooperativas pela Unisul. Pós-graduou-se em Administração pela Unesc. Há 34 anos é presidente da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, de Jacinto Machado. É sócio-fundador da Credija (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Litorânea), a qual presidiu por 14 anos. Também foi fundador e presidente da Acijam (Associação Empresarial de Jacinto Machado).

É presidente da Brazilrice (Cooperativa Central Brasileira de Arroz). Ocupa a vice-presidência da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina), é representante do ramo agropecuário das cooperativas catarinenses junto a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e membro na Câmara Setorial do Arroz Nacional pela Brazilrice.

Zanatta também presidirá o Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC).

         OCESC

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) reúne 249  associadas dos ramos agropecuário, crédito, infraestrutura, transporte, saúde, consumo, trabalho,  produção de bens e serviços. No conjunto, essas cooperativas mantêm 4,2 milhões de catarinenses associados (cooperados) e faturam R$ 85,9 bilhões/ano.

Foto: Novo presidente da OCESC Vanir Zanatta, sucede Luiz Vicente Suzin, que encerrou seu segundo mandato à frente da instituição

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

Danone investe em novas ocasiões de consumo
Novidades

Danone investe em novas ocasiões de consumo

Com a busca constante dos consumidores por praticidade e saudabilidade em todas as refeições do dia, a Danone Brasil, líder global em alimentos e bebidas, escolheu a maior feira de supermercados do mundo, a APAS Show 2024, para apresentar seus lançamentos desenvolvidos para conquistar novas ocasiões de consumo e soluções capazes de impulsionar as vendas da categoria de iogurtes e UHT proteico.

LEIA MAIS »
Mococa celebra o Dia do Pudim com concurso nacional
Empresas

Mococa celebra o Dia do Pudim com concurso nacional

Em 22 de maio, os brasileiros terão um motivo especial para comemorar: o Dia do Pudim. Este ano, a sobremesa clássica, tão presente nos almoços familiares, recebe o destaque da Mococa, uma empresa com 105 anos de experiência na produção de laticínios. Em uma iniciativa interessante e dinâmica, a companhia lança uma campanha nas redes sociais para eleger os melhores pudins do Brasil. As inscrições estarão abertas de 2 a 31 de maio de 2024.

LEIA MAIS »