Tetra Pak oferece soluções para aumentar a eficiência na produção de mussarela

Empresa fornece ao produtor de queijo um pacote completo de suporte, que envolve desde serviços de manutenção, fornecimento de peças e insumos, até treinamentos, serviços especializados e de instalação

O queijo mussarela apareceu pela primeira vez na Itália, no século 16, e até hoje se encontra entre os queijos mais consumidos no mundo. Muito familiar ao público brasileiro, é consumido por milhões de pessoas em diversos pratos da culinária nacional. Um dos grandes destaques vai para a pizza, sendo que, segundo a Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil), em 2022, foram produzidas 3,8 milhões de pizzas diariamente em todo o País, com uma média de produção de 2.630 unidades por minuto – e tendo a mussarela como ingrediente na grande maioria delas.  

Com tanta demanda do mercado, a automação se mostra fundamental ao permitir alcançar melhorias significativas em termos de eficiência da produção, padronizar o processo e garantir uma qualidade consistente do produto final. Desde a recepção e o beneficiamento do leite, até a produção do queijo, diversas etapas podem ser automatizadas, como aquecimento da coalhada, filagem, moldagem, salga, e a Tetra Pak conta com soluções baseadas nas melhores práticas de produção do queijo mussarela, sempre tendo o foco em maximizar o desempenho e assegurar a qualidade do produto. 

“Na Tetra Pak, compreendemos a importância da eficiência na produção de alimentos tão icônicos como a mussarela. Nossas soluções são projetadas para otimizar cada etapa do processo, desde a entrada do leite até o produto final. Através da automação inteligente e da incorporação das melhores práticas da indústria, estamos comprometidos em ajudar os produtores a aumentar a eficiência de suas operações, reduzir os desperdícios e minimizar o impacto ambiental. Nosso objetivo é continuar aprimorando a maneira como alimentos como a mussarela são produzidos, para que possamos atender à demanda crescente de maneira sustentável e inovadora”, disse Ana Paula Forti, diretora de processamento da Tetra Pak Brasil. 

Na produção da mussarela, a Tetra Pak® Cooker Stretcher DDA realiza o processo de filagem empregando tecnologia patenteada de aquecimento indireto, que proporciona menores perdas de sólidos, mais flexibilidade e menor impacto ambiental. O design exclusivo utiliza uma única rosca e promove um cozimento cuidadoso, que resulta em maior consistência do produto. 

O equipamento também apresenta um design altamente higiênico, fator que é de extrema importância na produção de queijos. Com a etapa de limpeza CIP automatizada, é garantida que toda estrutura será adequadamente limpa, evitando possíveis contaminações. 

Já no momento da moldagem, a Tetra Pak oferece a Tetra Pak® Moulding machine RMC 8/12, máquina totalmente automatizada e capaz de moldar queijos do tipo pasta filada, como queijo para pizza, mussarela e provolone, nos mais diversos tamanhos. A máquina exige pouca ou nenhuma intervenção do operador, executa tarefas de maneira mais rápida e minimiza o desperdício. Ao adotar a automação, os queijeiros também podem reduzir seu impacto ambiental, economizando energia, matéria-prima e o uso de água.   Além de todo o maquinário, a Tetra Pak fornece ao produtor de queijo um pacote completo de suporte, que envolve desde serviços de manutenção, fornecimentos de peças e insumo, até treinamentos, serviços especializados e de instalação. Saiba mais em: https://www.tetrapak.com/pt-br/contact-us.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos