Teste Diário de CCS: uma ferramenta essencial para o controle da mastite e da qualidade do leite

https://revistamaisleite.com.br/lider-mundial-em-automacao-para-pecuaria-leiteira-lely-completa-75-anos/

Utilizando o MQC-C, a Breunig Agricultura e Pecuária constatou o aumento da produtividade, da saúde e do bem-estar dos animais e da qualidade do leite

Por meio de inovações voltadas ao setor leiteiro, realidades que antes pareciam distantes se tornam cada vez mais próximas – e uma fazenda localizada na cidade de Condor, no Rio Grande do Sul (RS), é prova disso. Utilizando o MQC-C, equipamento acoplado no robô de ordenha Lely Astronaut, a Breunig Agricultura e Pecuária realiza testes diários para diagnosticar precocemente quadros de mastite e, em 2022, conquistou o 1º lugar no Prêmio de “Referência Leiteira” do estado, se destacando por sua eficiência produtiva e qualidade do leite.    

A Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite serve para avaliar a qualidade e higiene do leite, indicando a presença de células inflamatórias, como os leucócitos, que podem ser um indicativo de infecções mamárias em vacas leiteiras. Desenvolvido pela Lely, empresa referência em soluções em automação para a pecuária leiteira, o MQC-C proporciona ao produtor a possibilidade de testar o leite diariamente, visando sua qualidade e a prevenção da mastite, principal doença que acomete o rebanho no setor. 

Com o primeiro robô de ordenha Lely Astronaut instalado na propriedade em 2020, o responsável pela atividade leiteira da fazenda, Daniel Breunig, conta o porquê investiram na aquisição da ferramenta. “O que nos motivou a adquirir o MQC-C foi o monitoramento da sanidade dos animais que ele promove, potencializando ainda mais os bons resultados que já tínhamos com o Astronaut. Por isso, quando compramos o segundo robô, em 2022, já solicitamos mais um MQC-C”. 

“Uma das principais diferenças que notamos foi um diagnóstico ainda mais rápido e precoce e, por conta disso, conseguimos fazer um tratamento mais simples, muitas vezes, inclusive, sem o uso de antibióticos, o que reflete também na diminuição de gastos. No final, a junção desses benefícios traz, entre outros fatores, o aumento da produtividade, da saúde da glândula mamária, do bem-estar dos animais e da qualidade do leite”, complementa. 

Como funciona? 
O MQC-C fica instalado em um compartimento acoplado ao robô, que faz a coleta de uma amostra de leite a cada três ordenhas e adiciona o líquido reagente. Com base na viscosidade dessa amostra, uma indicação de contagem de células (CCS) será gerada. Esse teste é baseado no mesmo princípio do California Mastitis Test (CMT). Quanto mais células inflamatórias estiverem presentes no leite, mais viscosa a mistura se torna. 

O MQC-C realiza um teste a cada três ordenhas, por meio do recurso Smart Sampler. Porém, quando o teste apresenta variação e alta CCS (>250.000 células/ml), o dispositivo passa a coletar uma amostra em cada ordenha, permitindo uma intervenção mais rápida do produtor. 

“Em conjunto aos demais sensores do Lely Astronaut, que atuam no monitoramento da saúde de úbere, o MQC-C auxilia na identificação de riscos, o que proporciona uma visão mais efetiva e individual da saúde do úbere, auxiliando no manejo da mastite em termos de detecção precoce e avaliação do tratamento da vaca seca na lactação seguinte, por exemplo”, explica a Farm Management Support (FMS) da Lely para a América Latina, Letícia Fernandes. 

“Outros benefícios incluem a melhora do rebanho como um todo; amostras individuais diárias; maior segurança na produção e qualidade do leite, além de evitar custos adicionais, gastos com antibióticos e descarte de leite. Com um litro do reagente, é possível fazer 2.900 amostragens a um custo bem competitivo”, finaliza. 

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »