Sindilat/RS é parceiro da Prefeitura de Estrela para implantação de Escola Laticinista

O projeto tem como objetivo gerar conhecimento de soluções tecnológicas às empresas da área

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) vai apoiar a iniciativa da Prefeitura de Estrela (RS) para a implantação de uma Escola Técnica Laticinista no município. O projeto tem como objetivo gerar conhecimento de soluções tecnológicas às empresas da área. A proposta foi detalhada pela secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, e pelo coordenador do Departamento de Trabalho do Executivo municipal, Daniel da Silva, ao secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini.

Um encontro reunindo representantes e entidades do Vale do Taquari e do Estado está sendo articulado a fim de reunir forças para o desenvolvimento do projeto. “Neste primeiro momento o foco é fornecer qualificação para quem já está na cadeia produtiva do setor lácteo, seja na indústria ou nas agroindústrias. O projeto da prefeitura vem ao encontro do que o Sindicato já faz, que é apoiar a formação continuada, lembrando da importância de trabalharmos também o aumento do consumo através do projeto Na Fazenda Doce de Leite”, aponta Palharini.

Em reunião na sexta-feira (14/04), na sede do sindicato em Porto Alegre (RS), Carine explicou que está no horizonte da escola técnica incentivar a formação de mão de obra qualificada para indústrias; a implantação de novas modalidades industriais na criação de negócios derivados do leite; a geração de mão de obra especializada; e a formatação de novas concepções de negócios digitais, como Startups, a fim de impulsionar a cadeia láctea.

“Temos avançado nas parcerias e, junto ao Governo do Estado, obtivemos avaliação positiva por parte da Secretaria da Educação. Para o financiamento, recebemos indicação de emendas parlamentares e seguimos buscando a viabilização financeira. Vamos iniciar a fase de formatação da proposta pedagógica”, aponta a secretária. Para as aulas teóricas, a Prefeitura deve utilizar a estrutura da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela e o espaço do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceitec). Já as aulas práticas serão ministradas em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates).


Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »