Semana do Consumo Consciente

Semana do Consumo Consciente

Foodtech já evitou o desperdício de mais de 1500 toneladas de alimentos

Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil – o equivalente a 46 milhões de toneladas – vão parar no lixo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que 80% dessa perda acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento. No mundo, o número é ainda mais alarmante: anualmente, 931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas, segundo estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) e a organização inglesa Waste and Resources Action Programme (WRAP).

Prevendo esse cenário, em 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), designou o dia 15 de outubro como o Dia do Consumo Consciente. A data tem como objetivo chamar atenção da população para os riscos do consumo excessivo e do desperdício. Lutando contra esse panorama, desde de 2021, a Food To Save – foodtech sustentável que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil, já ajudou a salvar cerca de 1500 toneladas de alimentos. A startup foi fundada na cidade de São Paulo, com investimentos próprios, e possui um modelo de negócios simples e rentável. Por meio de seu aplicativo, a Food To Save permite a comercialização do excedente de produção de estabelecimentos parceiros, com descontos de até 70% para os consumidores. 

De forma geral, esses excedentes são alimentos produzidos e não comercializados, que demandam consumo imediato; produtos próximos ao vencimento ou itens fora do “padrão estético” e com pequenas imperfeições, todos aptos e seguros para consumo. Esses alimentos, então, são colocados à venda no aplicativo da foodtech e vendidos por meio de Sacolas Surpresa, com grandes descontos. 

“Queremos cada vez mais engajar parceiros na causa e que estejam compenetrados em mudar a forma de consumo. O propósito da Food To Save é democratizar o acesso ao alimento para as classes C e D, ao mesmo tempo em que atua em prol de hábitos mais sustentáveis para a população e contribui com o meio ambiente, diminuindo também as emissões de CO2”, diz Lucas Infante, CEO e cofundador da foodtech.

A Food To Save tem mais de 3000 estabelecimentos engajados na causa, como Nestlé, Dengo, Cacau Show, Havanna, Kibon e Ben & Jerry’s, . ”A cultura do “É melhor sobrar do que faltar”, ainda perpetua no Brasil, moldando o perfil dos compradores no país. Mas para esses próximos anos, esperamos que a sociedade mude essa visão para um consumo controlado e com escolhas mais inteligentes na hora da compra e apoie movimentos como o da Food To Save”, finaliza o CEO.

Sobre a Food To Save:

A Food To Save é uma foodtech sustentável que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados e preocupados com o consumo consciente. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos. 

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