A artista visual pernambucana, mais uma vez, é a responsável pelas artes que estampam as latas comemorativas e colecionáveis do Queijo Reino Regina neste final de ano
Para coroar as festas de final de ano com muita cor e sabor, mais uma vez a marca Queijos Regina, escolheu a artista visual pernambucana Anna Guerra para um trabalho colaborativo com o seu tradicional Queijo Reino, considerado o primeiro queijo brasileiro curado industrializado no Brasil.
A artista, conhecida por flertar com a arte popular brasileira, desenvolve seu processo criativo a partir do desdobramento de várias técnicas da arte contemporânea, utilizando a Chita – tecido social e tenso, tipicamente brasileiro – como mote para o desenvolvimento de grande parte do seu trabalho. Para a artista, a Chita representa um resgate da memória cultural brasileira, onde representa, com maestria, a força e a resistência da cultura nordestina.
“O Queijo Reino faz parte da minha vida desde a infância. É uma tradição na mesa de Natal pernambucana que celebra a alegria e a renovação. É uma tradição passada de pai para filho nesta época do ano, também nas festividades de São João, principalmente no Nordeste. Por isso, para mim, é um enorme prazerassinar esta collab com Queijos Regina, pensada em detalhes para ser compartilhada à mesa com quem mais amamos”, comenta Anna Guerra.
A artista visual, que transita entre o erudito e o popular, traz quatro obras icônicas do seu portfólio para ilustrar esta edição de latas colecionáveis de Queijo Reino Regina neste final de ano. São elas: Corda de Caranguejo, inspirada nos mangues, com figuras que instigam o movimento desse tipo de crustáceo, Mistérios da rua nova, retratando a essência da Chita e a presença desse tipo de tecido reverenciado na obra da artista, Pedaço de Chita, uma obra de 2005 que destaca estampas dos tecidos que compõem as vestes de festas populares do Brasil,e a Baião, onde a artista reproduz um stencil de cores e formas com inspiração nas dobraduras infantis.
Tendo os estados do Nordeste, principalmente na Bahia e em Pernambuco, sua maior concentração de vendas, Queijos Regina iniciou esta ação no início de outubro acompanhando seu Queijo Reino fracionado, com aproximadamente 625g, o mesmo que meia peça do queijo tradicionalmente apresentado no formato bola.
Até o final deste ano, as latas comemorativas assinadas por Anna Guerra – edição limitada 2024 com tiragem de 180 mil unidades – será disponibilizada também em pontos de vendas selecionados dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Sobre o Queijo do Reino
O Queijo Reino nasceu com inspiração no holandês edam, que adaptado ao nosso clima ganhou características próprias de cor e sabor e se transformou em ícone da culinária brasileira. O nome – Queijo Reino – tem relação com a Europa do século XIX, época que começou a ser produzido no Brasil para atender à demanda local da Coroa, e em que a pimenta e a farinha do reino eram ainda consideradas artigos de luxo por aqui.
Sobre a artista
Nascida em Recife (PE), Anna Guerra (1970) vive e trabalha em São Paulo, atuando como artista visual há́ mais de vinte anos. Apresentou exposições individuais na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e no Paço da Alfandega, em Recife. Seus trabalhos fazem parte de coleções públicas e privadas, entre elas a do Museu de Arte Contemporâneas de Olinda, do Instituto Brison Vilela, de Guarulhos, e do Acervo Infraero, Aeroporto Internacional dos Guararapes, além de assinar inúmeras parcerias coorporativas com marcas de renome nacional e internacional.