Pesquisar

Queijos e cafés se destacam no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo

Queijos e cafés se destacam no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo

O evento gratuito acontece sábado (23/03), das 11h às 17h, no Senac Marília, e recebe produtores que integram a Rota Gastronômica Alto Cafezal, Cuesta e Coração Paulista, formada pelas regiões turísticas Alto Cafezal, Coração Paulista e Cuesta Paulista

Queijos artesanais e cafés chamam a atenção no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, um passeio para toda a família que reúne produtores artesanais no Senac Marília, sábado (23/03), das 11h às 17h. O evento é gratuito e integra a décima semana Sabor de São Paulo, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac, que explora, desta vez, a Rota Gastronômica Alto Cafezal, Cuesta e Coração Paulista, formada pelas regiões turísticas Alto Cafezal, Coração Paulista e Cuesta Paulista.
 

Da cidade de Bofete, a Queijaria BelaFazenda leva para o evento seus laticínios que já foram premiados no Brasil e no exterior. Entre os elaborados com leite de vacas Jersey está o Benzinho, inspirado no francês saint-nectaire, de massa mole, sabor suave e casca “mofada”. Há o Sinueiro, uma versão do cheddar inglês que foi medalha de prata no Mondial du Fromage, na França, em 2019. Já a Estância do Queijo vai de Botucatu para mostrar uma seleção de queijos elaborados com leite de vacas Jersey e Jersolando. O portifólio inclui requeijão de corte e chancliche, queijo árabe nas versões com zaatar ou chimichurri.
 

Para os apaixonados por café, o Tosta Coffee, do município de Garça, comercializa seu Café Alta Paulista, que existe desde 2017 e já foi premiado em campeonatos regionais. Trata-se de produtos selecionados que passam pelo processo de secagem lenta em terreiro suspenso, secador estático ou terreiro de concreto. O Sítio Olho D’água, de Marília, também vende seu café 100% arábica. O lugar é parceiro de instituições educacionais da região e oferece estágios aos estudantes de cafeicultura, apicultura e cultivo de PANCS quando não está nos festivais. Já o Museu do Café de Piratininga marca presença no festival com o café produzido em sua propriedade, em Piratininga, além de mel e queijos.
 

Sobre o programa Sabor de São Paulo

O Sabor de São Paulo é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac. Teve início em julho de 2023 e encerra no sábado, dia 23 de março, sua primeira etapa, que mapeou 10 Rotas Gastronômicas distribuídas por todas as regiões do interior e do litoral do Estado, com o intuito de fomentar o turismo gastronômico paulista. São viagens de uma semana que contemplam o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos locais, num painel que permite ao visitante compreender as cadeias de produção e apreciar a boa mesa que São Paulo oferece. O programa da Setur-SP conta com o apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.
 

Serviço:

Festival Sabor de São Paulo

Senac Marília – Rua Paraíba, 125 – Marília, SP, 17509-060. Telefone(14) 3311-7700

Horário: das 11h às 17h

Entrada Gratuita

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

Empresas

Importância da suplementação nutricional injetável na pecuária

A suplementação nutricional é uma estratégia fundamental na pecuária, visando otimizar o desempenho produtivo e econômico do rebanho. A abordagem adequada para o fornecimento de nutrientes é essencial para atender às demandas metabólicas e fisiológicas dos animais, especialmente em relação ao crescimento, desenvolvimento e produção

LEIA MAIS »
Empurrador automático de alimento ganha espaço em fazendas produtoras de leite
Empresas

Empurrador automático de alimento ganha espaço em fazendas produtoras de leite

A disponibilidade contínua de forragens frescas às vacas influencia o consumo de matéria seca e aumenta a produção de leite. Além disso, a alimentação frequente tem um impacto positivo sobre a saúde animal em geral. Mas, muitas vezes, a mão de obra pode ser um fator limitante e essa atividade acaba ficando em segundo plano e, sem a rotina necessária, os benefícios de se empurrar o alimento várias vezes ao dia não são alcançados.

LEIA MAIS »