Evento também contou com seminário que discutiu desafios da produção de lácteos no RS e queijos premiados durante a Expointer
A mistura de um queijo produzido com a técnica artesanal e maturado nos Campos de Cima da Serra, em Bom Jejus. Trata-se do queijo Canto dos Padres, de autoria da Canto Queijaria e Chacára dos Padres, que está em maturação há mais de oito meses e que foi cortado e degustado pela primeira vez na Feira das Queijarias Gaúchas, no dia 06/09, na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Concomitante a feira ocorre, somente na sexta-feira (06/09), o Seminário das Queijarias Gaúchas, que abordou o tema ‘Superando desafios e revitalizando a produção de lácteos no RS pós-enchentes’, aconteceu também na Casa de Cultura Mário Quintana.
“A feira é muito importante, pois ainda os produtores estão no processo de recuperação após os alagamentos de maio. Ao mesmo tempo, esse evento no Centro Histórico de Porto Alegre é a oortunidade perfeita para conectar esse público com os produtos artesanais. E há muitas atrações e degustações que podem ser feitas pelo visitante”, destaca Claiton Velho, Analista de Articulação de Projetos Sênior Sebrae RS.
Organizado pela Associação Gaúcha de Laticínios, o evento contou com apoio do Sebrae RS, Emater e do Governo do Estado. Com entrada gratuita, a feira reuniu produtores locais, apresentando variedade de queijos artesanais e produtos lácteos, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer produtos premiados e que fizeram sucesso na Expointer, por exemplo.