Com ampliação de market share em várias categorias de produtos, empresa anuncia campanha de reposicionamento de marca
A Quatá, empresa 100% nacional fabricante de produtos lácteos e premiada internacionalmente, fechou o ano de 2024 com performance positiva e lança campanha de reposicionamento da marca em 2025. 2025.
A melhora na eficiência operacional e o aumento de faturamento, levou a empresa a registrar 20% de crescimento em relação ao ano anterior.
“A Quatá alcançou um alto patamar de sabor e qualidade em todo seu portfólio durante toda a história da empresa, que teve início em 1990. Recentemente, focamos nossa gestão na valorização e reconhecimento do que já somos, e trazemos a campanha de reposicionamento para mostrar mais intensamente os atributos de nossos produtos que estão na mesa dos brasileiros durante toda a jornada, do café da manhã ao jantar e em ocasiões de comemorações e momentos felizes com a família e amigos”, explica Ricardo Fernandes, Head de Marketing da Quatá.
Prova disso é que esse ano a Quatá registrou liderança e posições de destaque em diversas categorias no Brasil, segunda a Scanntech. A principal posição de liderança é a do queijo de Coalho Espeto (20,1%), seguido pelo Gorgonzola (18,1%) e Brie (13,5%). A Quatá ainda se consolidou como a 4ª maior marca no Brasil no segmento de leites.
“No ano de 2024, focamos em preparar o terreno para crescimento com uma forte definição de plano estratégico, foco na aquisição de dados de mercado para guiar o negócio, definição das áreas e pessoas chave na empresa, início de profundo trabalho para ganho de eficiência operacional, bem como um amplo estudo de mercado e do consumidor para pavimentar o reposicionamento da marca”, complementa Fernandes.
Outro ponto de destaque de Quatá foram as premiações internacionais. Há três anos participando de eventos de premiação de queijos no Brasil e no Mundo, Quatá já recebeu 22 prêmios. Recentemente, foi destacada como a marca nacional com a maior quantidade de premiações no Word Cheese realizado em Portugal em novembro de 2024, nas categorias brie, gorgonzola, gruyere e minas padrão.
Em 2024, o creme de queijo Quatá se tornou o terceiro produto em importância para a empresa graças ao reconhecimento dos varejistas e dos consumidores. O parmesão passou por melhorias contínuas de produto e capacidade de execução e com isso, dobrou seu market share e o gorgonzola cresceu em vendas acima da média de mercado”, revela Fernandes.
Campanha de reposicionamento da marca
Para coroar o crescimento de Quatá, foi desenvolvida uma ampla campanha de reposicionamento da marca com uma estratégia de comunicação 360, impactando o público pela TV, rádio, mídia OOH, mídias digitais e veículos impressos.
A campanha homenageará os bons momentos da vida, nos quais a Quatá está sempre presente e convida o público a viver com intensidade cada pequeno momento com o conceito Curta o Agora, Agora!
“O ponto de partida para criar uma marca forte é conhecer em profundidade o seu consumidor. Esses estudos alicerçam o reposicionamento de Quatá de maneira a criar uma conexão emocional entre a marca e as pessoas”, explica Fernandes.
Entre os destaques da campanha, uma ação em formato de teaser em OOH vai surpreender os paulistanos, que serão impactados com frases de otimismo e alegria, convidando o público a abaixar o volume da correria do dia a dia e pensar no melhor, agora. Localizadas em mais de 6 mil diferentes pontos em São Paulo e Rio de Janeiro, como outdoor, prédios, tótens, relógios de rua, as mensagens trarão reflexões e sugestões como essa:

Segundo o CEO, a ideia é que campanha fortaleça ainda mais a conexão emocional da marca com o consumidor e estabeleça um novo jeito de se comunicar no segmento.