Nutritivo, saboroso, sedoso e PREMIADO

Essas são algumas das características dos queijos e outros produtos derivados do leite de cabra, produzidos pelo Capril Rancho das Vertentes, localizado em Barbarcena/MG

Edson Cardoso, engenheiro de computação de formação, após ter trabalhado em inúmeras multinacionais no Rio de Janeiro, sonhava em voltar à terra natal da mãe e da esposa para empreender no agronegócio. Viu na caprinocultura uma boa opção, por ser uma prática que não exigiria uma área muito ampla, e acabou encontrando junto com sua esposa Sandra Canton Cardoso uma área perfeita para iniciar o Capril Rancho das Vertentes, em 2014.

“Produzimos queijos de massa mole, semidura e dura. Utilizamos para os produtos de leite cru somente o leite produzido em nossa propriedade com acompanhamento rígido do rebanho, manejo e qualidade do leite feito por veterinários e zootecnistas. Não adicionamos produtos químicos ou conservantes aos produtos. O nosso portfólio é formado por queijos artesanais autorais usando técnicas próprias ou inspirados em alguma técnica francesa ou italiana”, detalha o proprietário.

Dentre os vários benefícios do leite e derivados de cabra, Cardoso destaca: mais cálcio, menos alergênico, mais digestivo, menos colesterol, fonte de vitamina A, poder tamponante, produção de insulina estimulada, além de ser um alimento funcional e saboroso.

Texturas e sabores

O queijo de cabra, comparado ao queijo de leite de vaca, contém muito menos caseína, que é uma proteína do leite responsável pela formação do coalho. Devido à quantidade reduzida de proteína de caseína é formada uma coalhada pequena e macia que se desfaz facilmente. Tendendo quando jovem a ser mais macio, cremoso e sedoso do que o queijo derivado do leite de vaca. Os níveis mais baixos de αs1 -caseína e uma maior fração de αs2-caseína, também fazem do leite de cabra menos alergênico, tornando-se uma boa alternativa em alguns casos de APLV (alergia proteína do leite de vaca).

O sabor é mais pronunciado o que o torna apaixonante por muitos graças aos ácidos graxos como o ácido cáprico, ácido capróico e ácido caprílico. Sendo menos pronunciado quando jovem e acentuando os sabores à medida que são maturados.

O queijo fresco de cabra possui uma cor branca brilhante graças ao baixo teor de betacaroteno, à medida que o queijo envelhece e oxida começa a adquirir uma tonalidade amarelada.

Além dos queijos, o Rancho das Vertentes também produz doce de leite, iogurte e cheesecake. Em 2023, o Doce de Leite Bé foi o único premiado com uma medalha de ouro no Mundial realizado em São Paulo.

Veja alguns dos prêmios recebidos pelo Capril Rancho das Vertentes:

  • 2016: Vencedor da Categoria Destaque Especial na Minas Láctea com o nosso Cheesecake, foi o nosso primeiro prêmio em concursos e identificamos naquele momento que fazíamos um produto diferenciado com potencial de mercado.

  • 2017: Medalha Super Ouro com o Terruá Faixa de Carvão no Prêmio Queijo Brasil, eleito o melhor queijo do Brasil nas categorias cabra, ovelha e búfala. Esse prêmio mostrou que estávamos no caminho certo e que podíamos buscar uma premiação fora do Brasil.

  • 2019: Primeiro Queijo de Cabra a ganhar uma premiação fora do Brasil com uma medalha de Ouro no Mundial de Tours na França com o nosso Névoa Valençuai, com certeza a mais marcante e que nos fez entrar para história dos queijos de cabra brasileiros. Um queijo de cabra com mofo branco ganhando uma medalha de Ouro onde participam queijos de todas as partes do mundo.
  • 2022: Medalha de Ouro com o nosso doce de leite Bé no Mundial do Brasil em SP, o único doce de leite a ganhar uma medalha de ouro, disputando com doces de leite de ovelha, cabra, búfala e vaca.

“Somos uma empresa inquieta, este ano tivemos um curso com um francês na propriedade (o primeiro no Brasil específico para Queijos de Cabra) com Pierre Coulon e a Débora Pereira que foi inspirador e já nos serviu de motivação para lançarmos mais alguns produtos como o Arretado das Vertentes inspirado no Halloumi, sucesso desde o lançamento e outros que serão lançados em 2024. Este ano estamos passando por uma série de modificações estruturais para certificação pelo SISBI no nosso laticínio, construção de uma nova área para os animais e implantação de novos processos. Provavelmente teremos bastante novidades para o próximo ano”, conclui o empresário.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »