A nova empresa já nasce com um faturamento anual de 3,7 bilhões de euros. O poder das duas empresas dá origem a uma nova era de biossoluções
Ao unir forças, a Novonesis almeja criar um portfólio de biossoluções ainda mais robusto e relevante, capaz de atender às demandas globais e impulsionar a inovação por meio da cocriação com os clientes. A fusão não se trata apenas de ampliar o leque de produtos, mas sim de expandir as capacidades tecnológicas, combinando os pontos fortes de ambas as empresas em fermentação. Enquanto a Chr. Hansen lidera na produção de microrganismos, a Novozymes se destaca em pesquisa e bioengenharia. A união resulta em uma plataforma impressionante que oferece soluções completas e inovadoras.
“A Novonesis está aqui para melhorar nosso mundo com a biologia. Inovamos e desenvolvemos biossoluções transformadoras que melhoram a maneira como todos nós produzimos, consumimos e vivemos – e juntos podemos fazer ainda mais. Atuamos como um parceiro de crescimento para nossos clientes, um criador de valor para nossos acionistas e uma empresa que tem um impacto significativo e positivo na sociedade e no planeta”, afirma Nelson Franceschini Falavina, vice-presidente LATAM – Food and Beverage BioSolutions.
Biossoluções transformadoras
De acordo com Falavina, a empresa concentra sua pesquisa e desenvolvimento em três categorias de biossoluções: saúde planetária, alimentos & bebidas e saúde humana. “Nossas biossoluções atuais e futuras são feitas sob medida para nossos clientes em um grande número de indústrias, incluindo proteínas avançadas, saúde e nutrição animal, panificação, bebidas, bioenergia, captura de carbono, plástico reciclado, laticínios, cuidados domésticos, grãos e amido e alimentos à base de plantas”, completa.
Nelson explica que a necessidade global por biossoluções nunca foi tão grande. Os pequenos, mas poderosos agentes de mudança da biologia estão aqui desde o início dos tempos. E é o nosso fascínio pelas maravilhas de tudo o que é vivo e sua capacidade de resolver problemas que agora nos dá o poder de fundar uma nova era.
“A fusão nos permite criar um portfólio de biossoluções ainda mais forte e relevante. Seja qual for a necessidade do mundo e dos mercados, enzimas, micróbios, proteínas ou uma combinação, a Novonesis fornecerá e fará por meio da cocriação com clientes para criar soluções sob medida”, explica o vice-presidente. E completa que com a fusão, a empresa espera entregar um crescimento orgânico CAGR de 6-8% e uma margem EBIT de 29% até 2025 (excluindo a amortização dos custos de integração e alocação do preço de compra). “Estamos iniciando sinergias de receita e custo de curto prazo para dar à Novonesis um forte impulso. Além disso, aproveitaremos todas as sinergias dos negócios combinados e as inovações para acelerar o melhor crescimento da categoria”.
A empresa tem ainda metas claras de ESG (Environmental, Social and Governance), e deseja alcançar a neutralidade em carbono até 2050. Até 2030, tem como meta uma redução de 75% nas emissões de escopo 1 e 2 de suas próprias operações e uma redução de 35% nas emissões de escopo 3 de toda a nossa cadeia de suprimentos.
Mentes brilhantes em prol do desenvolvimento
“A Novonesis reúne 10.000 das mentes mais brilhantes para desbloquear o potencial ilimitado das biossoluções. Somos e seremos um ímã para talentos globais – aqueles que buscam liderar a inovação biotecnológica, a colaboração industrial e a transformação global. Nossos funcionários são reconhecidos mundialmente por seu conhecimento e dedicação inigualáveis, e nossos especialistas são procurados por parceiros e clientes em todo o mundo”, comemora. E finaliza, afirmando que a empresa é guiada pelos quatro compromissos culturais interligados: explorar, impactar, ter senso de dono e cuidar.