Iniciativa inédita tem objetivo de empoderar mulheres produtoras de leite, por meio do conhecimento, para que possam olhar para seus negócios como uma empresa
A Nestlé e o SEBRAE promovem entre os dias 7 e 12 de agosto, em Uberlândia (MG), a primeira edição do Projeto Força da Moça do Campo no Empretec Rural. A iniciativa inédita tem o objetivo de incentivar e empoderar ainda mais a liderança feminina no agronegócio leiteiro nacional ao destacar a força e o protagonismo das mulheres nas transformações positivas da cadeia.
São 32 pessoas participantes, sendo 24 mulheres e 8 jovens, dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Todas atuam em propriedades fornecedoras de leite certificadas no Nature por Ninho, que incentiva e remunera mais de mil produtores parceiros de acordo com a implementação de práticas regenerativas em três níveis: Bronze, Prata e Ouro. O programa prioriza o cuidado com as pessoas, o bem-estar animal e o uso racional dos recursos naturais, como a água e cuidados com o solo, com o objetivo de produzir um leite cada vez mais sustentável a partir de práticas regenerativas e de baixa emissão de gases de efeito estufa.
A realização desse curso imersivo, que aprimora características empreendedoras, faz parte de uma jornada que a Nestlé começou em 2019, quando identificou a oportunidade de empoderar a liderança feminina por meio de uma pesquisa de campo feita com elas. Na ocasião, foi criado o primeiro grupo com oito “Embaixadoras Força da Moça no Campo”, cada uma representando uma região onde a Nestlé compra leite, que faziam a abertura dos eventos e dias de campo, de cunho técnico, contando sua história de sucesso para que mais mulheres pudessem ser inspiradas. Com a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, o projeto migrou para o formato online onde mais de 400 produtoras participaram e interagiram em lives realizadas pela Nestlé, grupos de WhatsApp e grupos de troca via ferramenta digital Zoom. Em 2022, um grupo de 10 mulheres participou do curso online de Capacitação de Administração de Fazendas, do sistema MDA (Master Dairy Administration), promovido pela Clínica do Leite, para reforçar a gestão de pessoas em fazendas leiteiras. Já em 2023, mais de 70 mulheres participaram dos cursos “Como ganhar dinheiro com a atividade leiteira” e “O olho do dono: gestão da prática”, ambos parte do mentoring® da empresa Labor Rural.
“O Projeto Força da Moça do Campo já impactou mais de 500 mulheres trazendo inspiração e motivação para que as elas reconheçam e validem a importância do seu papel na propriedade leiteira. Agora, com o Empretec, vamos proporcionar uma imersão dessas mulheres e jovens em empreendedorismo rural para que se empoderem por meio do conhecimento e coloquem em prática essas habilidades em suas fazendas”, explica Bárbara Sollero, gerente de Sustentabilidade em Milk Sourcing na Nestlé Brasil.
O Empretec Rural é uma solução segmentada do Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que utiliza metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é realizado exclusivamente pelo Sebrae, desde 1994. “Durante os seis dias de imersão essas produtoras rurais tem a oportunidade de se autoavaliar, conhecer suas competências, seus pontos de melhoria e aprimorar a postura diante dos desafios. Tudo isso contribui para aumentar a produtividade das propriedades rurais, estimular novos negócios e principalmente possibilitar que essas mulheres se sintam mais preparadas diante dos desafios”, destaca a analista do Sebrae Minas, Fabiana Queiroz.
“Não foi uma tarefa fácil deslocar essas mulheres, onde muitas são mães, para ficar uma semana distante da propriedade e da família, porém é muito importante para estimular ainda mais esse empoderamento feminino”, ressalta Sollero. Entre o público jovem participante destaca-se o interesse comum, entre homens e mulheres, de aprender para ajudar a família no dia a dia da propriedade e, consequentemente, na sucessão familiar.