1 – Kennya B. Siqueira
2 – Laura D. Rodrigues
Que o comportamento dos consumidores está mudando, não é novidade! Hoje em dia, o consumidor realiza pesquisas detalhadas online antes de efetuar uma compra, baseia suas decisões em recomendações de influenciadores digitais e analisa rótulos em busca de informações sobre proteínas, sustentabilidade e outros atributos relevantes. Com isso, as empresas precisam estar constantemente atualizadas para se adaptar às novas demandas desse consumidor cada vez mais criterioso.
Ainda assim, algumas mudanças comportamentais surpreendem as organizações, especialmente porque, muitas vezes, essas decisões não seguem uma lógica puramente racional, sendo influenciadas por fatores emocionais, culturais ou tendências emergentes. É justamente isso que a teoria da economia comportamental prega ao explorar como vieses cognitivos e emoções moldam as escolhas dos consumidores, permitindo às empresas entender melhor essas dinâmicas aparentemente ilógicas.
Nesse sentido, este artigo traz uma análise da mudança de comportamento do consumidor de lácteos nos últimos anos. Analisando dados da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), comparamos a incidência de compra de diferentes tipos de lácteos nos dois últimos anos (Tabela 1). A incidência de compra mede a frequência com que os consumidores adquirem determinado produto. É um indicador importante para avaliar o comportamento de consumo e identificar padrões de demanda no mercado. Neste estudo, a incidência de compra é calculada pelo número de vezes que o produto aparece nas notas fiscais de compra em um determinado ano.
Tabela 1. Incidência de compra de lácteos nas notas fiscais de compra no varejo brasileiro.
2022 | 2023 | Variação | |
Leite UHT | 15,1% | 18,0% | 2,9 |
Iogurte | 9,0% | 13,2% | 4,2 |
Leite condensado | 6,1% | 11,0% | 4,9 |
Queijos | 8,7% | 7,7% | -1,0 |
Requeijão | 5,0% | 7,7% | 2,7 |
Manteiga | 3,8% | 4,9% | 1,1 |
Queijo ralado | 3,2% | 4,7% | 1,5 |
Creme de leite | – | 12,0% |
Fonte: Adaptado de Abras (2024).
Os dados mostram que o leite UHT ainda é o produto lácteo que mais aparece nas notas fiscais de compra dos brasileiros. E é interessante notar que sua incidência aumentou de 15,1% em 2022 para 18% em 2023. Embora pareça um valor reduzido, vale ressaltar que ele só perde em incidência para seis produtos disponíveis na base de dados da Abras (2024): cerveja (70%), refrigerante (55%), pão (27%), biscoitos (29%), sucos prontos (24%) e chocolate (19%).
Os três produtos lácteos que se aproximaram mais da incidência do leite UHT foram: iogurte, creme de leite e leite condensado. No caso do creme de leite, a pesquisa não coletou dados em 2022 e, portanto, não podemos calcular a variação no período. Dentre os produtos analisados, o leite condensado e o iogurte foram os que apresentaram os maiores crescimentos: 4,9 e 4,2 pontos percentuais, respectivamente. Considerando que a pesquisa foi realizada em todo o território nacional e em diferentes formatos de varejo, esses aumentos são muito significativos.
A única categoria de lácteos que apresentou queda na incidência de compra foram os queijos. Contudo, é importante destacar que o requeijão e o queijo ralado, embora pertencentes à categoria de queijos, foram analisados separadamente e apresentaram crescimento em suas respectivas demandas.
No entanto, a incidência de compra nos mostra apenas a frequência de compra e não o volume. Nesse sentido, é interessante também analisar a média de itens adquiridos em cada compra (Tabela 2).
Tabela 2. Média de itens de produtos lácteos adquiridos por cada nota fiscal de compra no varejo brasileiro.
2022 | 2023 | Variação | |
Leite UHT | 2,7 | 3,7 | 1,0 |
Iogurte | 2,1 | 2,5 | 0,4 |
Leite condensado | 2,1 | 2,4 | 0,3 |
Queijos | 1,2 | 1,2 | 0 |
Requeijão | 1,2 | 1,3 | 0,1 |
Manteiga | 1,3 | 1,4 | 0,1 |
Queijo ralado | 1,5 | 1,9 | 0,4 |
Creme de leite | – | 2,7 |
Fonte: Adaptado de Abras (2024).
Com exceção do creme de leite, que não foi computado na pesquisa de 2002, e dos queijos, que não apresentaram variação, todos os demais produtos tiveram certo incremento de número de itens adquiridos no período analisado. O maior incremento foi do leite UHT. Os brasileiros passaram de 2,7 itens por compra em 2022 para 3,7 itens em 2023, ou seja, um incremento de 1 item a mais em cada compra.
Os dados revelam um crescimento no interesse dos brasileiros pelo leite UHT, evidenciado tanto pelo aumento na frequência de compra quanto pelo maior número de unidades adquiridas no período analisado. Este movimento é muito positivo, especialmente se lembrarmos das críticas desinformadas e fake news frequentemente associadas ao produto. Isso demonstra que, para muitos consumidores, o leite UHT permanece uma escolha alinhada com o seu estilo de vida. Tal tendência pode refletir não apenas a resiliência do mercado, mas também oportunidades de crescimento para o setor. Nesse sentido, torna-se necessário investimentos do setor em estratégias mais eficazes de comunicação para desmistificar informações equivocadas e destacar os atributos positivos do produto, abrindo caminho para novas oportunidades de crescimento no setor.
1 – Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite
2 – Graduanda em Eng. de Alimentos pela UFV
Agradecimentos à Fapemig pelo apoio à pesquisa