A indústria de laticínios exige cuidados únicos quando se trata de revestimentos de pisos e áreas molhadas estão entre os locais que merecem atenção. Nessas áreas são necessários pisos antiderrapantes e com tração. As áreas de congelamento e salas de armazenamento, pasteurização, salas de produção e até mesmo as salas de ordenha e instalações de processamento de laticínios apresentam riscos constantes de deslizamentos. A Miaki possui formulações antiderrapantes ajustáveis à necessidade de cada ambiente, que se adequam a cada operação para garantir o desempenho e a durabilidade de nossos sistemas. A empresa é uma indústria de resinas para revestimentos monolíticos de alto desempenho e possui um Centro de Desenvolvimento Tecnológico para atender às mais variadas demandas das indústrias.
A empresa utiliza a linha PU-CIM à base de uretano cimentício, que agrega estética, durabilidade e excelente resistência mecânica e à abrasão. É uma linha de revestimento monolítico (sem juntas) com extrema resistência mecânica e térmica para uso em áreas de produção e trânsito intenso. Consiste em mistura de uretano, pigmentos e quartzo, formando um sistema robusto, especialmente formulada para aplicação em áreas que necessitem elevada resistência à abrasão. Esse sistema foi projetado para resolver problemas de áreas industriais expostas a condições de impacto mecânico, abrasão e temperaturas até 120ºC.
Para áreas muito molhadas e sem gordura, é recomendada a tecnologia PU-CIM AN Grip, que conta com acabamento liso, porém com tecnologia que aumenta em até 300% o coeficiente de atrito quando molhada. Em áreas com gordura já é recomendado o revestimento PU-CIM Saturado, com textura antiderrapante.
Limpeza e segurança alimentar
Nos revestimentos monolíticos, basta uma limpeza com detergente neutro, sem químicos pesados, para manter a assepsia. Sabendo das exigências de ciclos de lavagens com água quente e assepsia de equipamentos, os revestimentos foram desenvolvidos para suportar variações térmicas constantes e temperaturas de até 120ºC
Nas indústrias de alimentos, evitar contaminação alimentar é essencial, por isso é necessária atenção especial a alguns detalhes, como nos arremates perfeitos em ralos, evitando retenção de água em volta do ralo, além do acúmulo de resíduos que geram mal odor, podem proliferar bactérias e ocasionar contaminação cruzada. Os rodapés, por exemplo, devem ser abaulados e integrados ao piso que eliminam os cantos vivos.
Para os revestimentos em indústria de alimentos em geral deve ser considerada a Portaria CVS CVS 5, Seção IV, que no Capítulo 6, estabelece que o piso deve ser constituído de material liso, antiderrapante, resistente, impermeável, lavável, íntegro, sem trincas e infiltrações. Deve ter inclinação em direção aos ralos, não permitindo que a água fique estagnada. Em áreas que permitam a existência de ralos, esses devem ser sifonados, dotados de dispositivos que permitam seu fechamento, evitando a entrada de insetos e roedores. Os revestimentos da Miaki atendem integralmente a essas exigências.