Melhoramento genético é um processo que vem mudando a maneira do homem do campo aumentar a produção do rebanho e produzir cada vez mais carne, leite e outros alimentos com qualidade
Por: Mary Alexandra
No Sudeste paraense, mais precisamente no município de Marabá, o trabalho na área da genética vem ganhando visibilidade na região e com grandes possibilidades de destaque nacional através do Seminário + Negócios, que abrange a região de MATOPIPA, e aconteceu na segunda quinzena de outubro no Centro de Convenções Carajás Leonildo Rocha. O evento reuniu empresários laticinistas das regiões Norte e Nordeste, além de expositores de vários estados do Brasil, elevando a terceira edição a um patamar altíssimo.
Entre os participantes estava a empresária da cadeia leiteira Silmara Rocha, que ficou encantada com os expositores e, também, com as palestras ocorridas dentro dos dois dias de evento. “Acredito que os produtores devem buscar mais informações sobre o seminário, pois a cada ano os organizadores estão avançando na qualidade do que é exposto e dito no evento”, ressaltou a jovem produtora que já está se programando para a quarta edição.
Silmara Rocha, moradora de Brejo Grande do Araguaia, é uma jovem produtora laticinista que estava morando e estudando fora do país, mas por motivos pessoais teve que retornar ao Brasil e um dos motivos foi cuidar dos negócios da família. Segundo ela, o convite do pai para voltar ao país foi para trabalhar nas terras da família. “Meu pai me convidou para ajudá-lo na fazenda, graças a Deus tive o privilégio de pegar um negócio funcionando e pude dar continuidade, para isso, fui buscar maneiras de melhorar o serviço que já funcionava, mas que precisava de um olhar mais avançado”, informou Silmara, que foi buscar na genética uma forma de melhorar os animais da fazenda para que a produção de leite pudesse suprir o mercado da região, porém não foi um trabalho fácil convencer o pai que vem de longos anos de trabalho no campo, onde não se demora muito para colher o resultado. “Uma das formas de melhorar a cadeia produtiva leiteira é diminuir a quantidade de animais, mas com mesma produtividade e isso só é possível melhorando a genética, não tem outra forma, ponto final tem que melhorar a produtividade com gado de genética”, informou a produtora.
A jovem ficou entusiasmada durante o evento, principalmente com os expositores que levaram produtos finais para o salão, onde ela pode ver de perto o que é feito no mercado com o leite que ela produz. “Ver de perto o iogurte, queijo e outros derivados do leite que produzo é muito motivador, provar um produto com qualidade”, ressaltou ela, emocionada.
Na edição do Seminário + Negócios, Silmara também teve a oportunidade de conversar com o empresário pioneiro em genética de gado leiteiro Reinaldo Zucattelli, que vem investindo alguns há anos na região, conseguindo fortalecer esse tipo de tecnologia que chegou e ficou.
Segundo Silmara, o empresário Reinaldo realiza apresentações mensalmente em sua fazenda, que fica próxima a Marabá, e jovens empresários como ela aproveitam para aprender algo. “Eu já conheço o trabalho de melhoramento genético realizado na fazenda do Senhor Reinaldo e digo que é um trabalho excelente”, complementou.
Nossa equipe de reportagem conseguiu alguns minutinhos do tempo do empresário Reinaldo Zucattelli, que destacou: “os empresários podem reservar um tempinho para nos visitar na Fazenda Sororó, que fica às margens da PA-155”. O empresário ainda realiza leilões e shopping nos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.”