Mais conforto e produtividade para as vacas leiteiras

Mais conforto e produtividade para as vacas leiteiras

AgPro Comfort, nova especialidade da Agroceres Multimix, reduz estresse térmico ao auxiliar na dissipação do calor, contribuindo com o bem-estar do rebanho

Vacas de alta produtividade requerem diversos cuidados para manter seu desempenho. Entre os principais fatores estão uma alimentação de qualidade, água limpa e ambiente confortável. Além disso, uma rotina bem definida e a manutenção do conforto térmico também são determinantes de bons resultados.

Quando expostas a condições adversas, o organismo das vacas direciona parte da energia para manutenção da temperatura corporal, o que pode impactar negativamente a produção, reprodução e saúde das vacas. “Conforto e saúde estão diretamente relacionados à longevidade, produtividade e a reprodução das vacas nas fazendas”, sintetiza Gilson Dias, gerente técnico de bovinos de leite da Agroceres Multimix.

A faixa de temperatura confortável para as vacas é variável e depende de vários fatores como produção, tamanho e umidade do ar. Entretanto, geralmente está entre -1 e 21 °C (Muller, 1989). No Brasil, porém, os termômetros ao longo do ano frequentemente extrapolam essa faixa ideal, acarretando estresse calórico.

Diante da necessidade de encontrar soluções eficazes para auxiliar as vacas a eliminarem esse calor, garantindo, assim, melhorias contínuas no bem-estar e produtividade dos animais, a Agroceres Multimix apresenta ao mercado sua nova especialidade: o agPro Comfort.

Trata-se de um composto de aditivos naturais, basicamente compostos por probióticos, óleos, lipídeos e outros componentes, que, combinados, aumentam a dissipação de calor proveniente do incremento calórico das vacas. “O blend atua tanto de forma direta, no corpo do animal; quanto indiretamente, no rúmen”, explica Gilson Dias.

O produto atua tem ação no rúmen, favorece o crescimento de microrganismos com alta capacidade de produção de compostos como niacina, uma das substâncias responsáveis pela vasodilatação periférica. Na composição do produto, há também compostos que agem diretamente na superfície corporal, potencializando a perda de calor por meio de estímulo da vasodilatação periférica. “Um potencializa o efeito do outro”, completa Gilson.

Ainda, o produto tem alta capacidade de ser um estimulador da função imune ao favorecer o balanço de energia que foi poupada pela menor produção de calor. Isso é importante devido as vacas de alta produção, no período de transição, apresentarem um elevado estresse oxidativo, o que as torna mais susceptíveis a ocorrência de doenças.

O agPro Comfort foi rigorosamente testado e comprovado em diferentes condições climáticas, de manejo e estruturas. Foram quatro anos de pesquisa, tanto no Centro de Pesquisa próprio da empresa como validação a nível de campo, com mais de mil animais avaliados nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos evidenciam a ação direta do produto na produção de leite e diminuição da ofegação dos animais, o que valida sua funcionalidade de forma prática.

AgPro Comfort representa mais conforto para as vacas e melhor desempenho na produção ao longo do ano. Vacas no período de transição e animais de alta produção são ainda mais sensíveis ao estresse calórico praticamente o ano todo em países tropicais”, conclui o gerente técnico de bovinos de leite da Agroceres Multimix.

AgPro Comfort, fim do desconforto térmico e imunidade reforçada para o seu rebanho!

Saiba mais em agroceresmultimix.com.br/agprocomfort

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »