Itacolomy: a tradição centenária da manteiga que conquistou gerações

Itacolomy: a tradição centenária da manteiga que conquistou gerações

Em entrevista exclusiva, Edson Martins, CEO da UltraCheese, plataforma que adquiriu a Itacolomy em 2021, revela como a pioneira na produção de manteiga no Brasil preserva sua essência histórica enquanto inova para atender às demandas do mercado moderno

Por: Erika Ventura

+Leite – A Itacolomy é considerada pioneira na produção de manteiga no Brasil. Como a empresa conseguiu preservar sua essência e receita original ao longo de mais de um século de história?

Edson Martins: A Itacolomy é herdeira da Fazenda Bahia, segunda fábrica de manteiga criada no Brasil. Das duas pioneiras, é a única que permanece em atividade. Fundada em 1899 pela família Salgado, juntamente com outros dois sócios, na antiga cidade de Turvo (atualmente Andrelândia/MG). O processo de sucessão deu origem em 1917 às marcas Itacolomy e Regatas, criadas por Oscar Salgado, neto do fundador. Ao longo dos anos, o negócio foi transmitido pelas gerações seguintes da família Salgado e mudou sua sede para diferentes regiões do país, sempre preservando a fórmula original de fabricação da manteiga. Com clima, relevo e leite de propriedades diferentes, as primeiras manteigas feitas no Brasil tinham características peculiares e logo conquistaram o paladar dos brasileiros. Desde o início, a preocupação sempre foi em manter o sabor e a cremosidade original, oferecendo um produto capaz de servir com orgulho a mesa da família Salgado e da comunidade local. Com a expansão do volume de produção e da distribuição, esse compromisso com a qualidade e satisfação dos consumidores foi adotado como um pilar fundamental para honrar o legado do patriarca. A receita centenária conquistou a preferência de milhares consumidores, tornando-se um patrimônio imutável, transmitido de geração em geração pela família Salgado e preservando sua tradição e autenticidade até os dias atuais.

+Leite – Qual foi o papel da Itacolomy na popularização da manteiga no Brasil, e como a marca se adaptou às mudanças no consumo ao longo do tempo?


Edson Martins: Considerada herdeira da primeira fábrica de manteiga ainda em atividade no Brasil, a história da Itacolomy é indissociável da evolução de consumo no Brasil. Desde a época das primeiras produções, onde ainda era uma iguaria disponível apenas à nobreza, até a popularização e conquista do paladar do brasileiro, acompanhando também o crescimento de outros derivados lácteos na cesta de essenciais do consumidor. A fórmula original da receita centenária é a mesma até hoje, no entanto a marca se adaptou às mudanças de consumo ao longo dos anos, adequando as estratégias de expansão e distribuição às necessidades de mercado. Em um breve resumo, o crescimento sustentou-se a partir da qualidade do produto, gerenciamento assertivo dos canais de venda e execução nos pontos-de-venda, inovação do portfólio com inclusão de diferentes apresentações de embalagens, extensões para linhas funcionais, como por exemplo, Zero Lactose e adição de queijos, requeijões e outros derivados lácteos ao portfólio. Tudo isso permitiu consolidar o prestígio histórico da marca Itacolomy nestes mais de cem anos. 

+Leite – Como a Itacolomy trabalha para fortalecer sua relação emocional com os consumidores e se manter relevante para novas gerações?


Edson Martins: Em primeiro lugar é zelar pela satisfação do público, ou seja, preservar a qualidade, sabor e consistência da receita centenária que conquistou tantos consumidores fiéis e apaixonados ao longo dos anos, é nosso grande compromisso. Além disso, buscamos disponibilizar e alcançar o maior número de consumidores no maior número possível de pontos de venda, garantindo sempre o nível de excelência no atendimento e nos serviços prestados aos clientes e parceiros varejistas. Simultaneamente, estar próximos, ouvir e entender as necessidades do consumidor é fundamental. Para isso, trabalhamos canais que promovam a interação e conteúdos relevantes. É realmente impressionante o quanto a marca é amada e o quanto o público é engajado, especialmente o nordestino. Por isso o aspecto cultural é tão presente em nossa comunicação. A essência da marca Itacolomy está profundamente ligada às raízes históricas, e assim como os hábitos e costumes, a tradição de consumo da Manteiga Itacolomy é também transmitida de geração em geração. Nesse sentido, as redes sociais e a participação em eventos desempenham papel fundamental, sempre com muita informação, novidades, receitas típicas, dicas de consumo, harmonização, modos de preparo e conservação, enquetes, concursos e sorteios. E os números comprovam essa paixão, com milhares de comentários mensais, com índices de engajamento acima da média do mercado de alimentos. São mais de 76 mil seguidores no Facebook e 40 mil seguidores no Instagram, registrando um dos maiores percentuais de crescimento absoluto e percentual do segmento.

+Leite – Quais são os próximos passos para a Itacolomy em termos de expansão e inovação?


Edson Martins: Em 2024 a Manteiga Itacolomy foi eleita a mais vendida do Nordeste em ranking da Revista SuperVarejo. Em pleno crescimento, a marca projeta diversas iniciativas importantes para seguir ampliando sua participação de mercado, portfólio e áreas de atuação. 

No calendário 2025, estão programadas as obras de ampliação e modernização da unidade fabril em Trindade/GO, dobrando a capacidade de produção. O projeto tem como objetivo impulsionar o aumento da participação de mercado no Nordeste e Centro-Oeste, além de expandir o atendimento para mais clientes nas regiões Norte e Sudeste no curto e médio prazo. Também continuaremos realizando a ampliação do mix de produtos, com inovações na categoria de manteigas e extensão das categorias de queijos e cremes de queijos, como novos tipos e apresentações.

+Leite – A busca por produtos mais saudáveis tem crescido entre os consumidores. Como a Itacolomy enxerga essa tendência no mercado de manteiga, e quais ações estão sendo tomadas para atender a essa demanda?


Edson Martins: A crescente demanda por produtos naturais e adoção de hábitos alimentares mais saudáveis contribuíram também para o ressurgimento da relevância da manteiga na lista de essenciais dos consumidores. Muito por conta da tendência de substituição de gorduras vegetais por gorduras animais. Há anos o tema gera discussões extensas e acaloradas. É indiscutível o aumento do consumo de manteigas, facilmente percebido pelo número de marcas, tipos e presença em gôndola comparado ao espaço antes dedicado às margarinas. O crescimento da categoria, inclusive, forçou o desenvolvimento de outras formulações para margarina, até mesmo com opções combinadas com manteiga. O sabor, facilidade na digestão, as propriedades nutritivas e a versatilidade da manteiga são atributos valorizados pelos consumidores e impulsionam as vendas, lideradas especialmente pelo uso culinário em substituição aos azeites. Acreditamos que a comunicação dos benefícios nutricionais e funcionais, além da apresentação da manteiga como opção mais saudável em diversas aplicações na rotina dos consumidores é essencial para esclarecimento e entendimento do tema. Também estamos trabalhando na constante melhoria e seleção de matéria-prima junto aos fornecedores e desenvolvendo opções com redução de sódio.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos