A cadeia leiteira do sudeste do Pará tem grande potencial para aumentar sua produtividade, mas é necessário atenção dos produtores locais
Por: Mary Alexandra
O Sudeste paraense, composto por 39 municípios, contribui continuamente para o crescimento do estado do Pará e do país em muitos momentos, seja pesquisando artigos ou matérias jornalísticas, ou seja, ouvindo empresários ou autoridades locais, temos a impressão que a mesorregião está a um passo de se tornar mais avançada, mas para que isso torne-se realidade, é necessário que haja uma conscientização de pessoas que estão à frente de órgãos institucionais, empresas e da própria população.
Nesta edição da revista + Leite, conheça um pouco mais sobre o trabalho de um empresário que é destaque no estado há quase cinquenta anos, e que através do trabalho dele, muitos profissionais vêm mostrando que a região é verdadeiramente rica!
O empresário Reinaldo Zucatelli investe há quase cinquenta anos em várias cidades do sudeste do Pará e de outros estados, entre os ramos de negócios que ele atua estão concessionárias de veículos e o segmento agropecuário, setor que se destaca com pluralidade, segundo o empresário. “O Grupo Zucatelli irá completar cinquenta anos em 2024, o grupo criado pela família Zucatelli, vindo do estado do Espírito Santo, está na região desde a década de 1970. No início, o grupo trabalhou com indústria madeireira, em seguida, deu início às empresas concessionárias de carros, máquinas e equipamentos agrícolas, também trabalhávamos com a pecuária, mas os trabalhos com a indústria genética tiveram início há vinte anos”, enfatizou o empresário.
Visionário, parece que Reinaldo já imaginava o cenário atual. “Há dez anos, começamos a investir na raça girolando, primeiro nós adquirimos nossa base de Gir leiteiro, a partir dessas Gir que fazemos a coleta de embriões em laboratório, cruzando com os melhores sêmens dos melhores reprodutores”, explicou.
A raça Girolando foi criada para ter fácil adaptação ao clima tropical e tem um excelente potencial para maior produção de leite. As grandes vantagens do gado girolando, em particular, são as características fisiológicas e morfológicas.
No entanto, há dez anos, essas informações não eram disseminadas de forma tão rápida com busca na internet como nos dias de hoje, por isso, os empresários que se atreveram, foram pioneiros e acreditaram na intuição empresarial, como Reinaldo Zucatelli, tiveram êxito.
O empresário tem hoje o apoio de grandes profissionais da área, como o zootecnista Orlando Marques. De acordo com Marques, a raça Girolando é adaptável para a região mesmo com o clima quente. “O estresse por causa das altas temperaturas é um dos maiores desafio para a produção leiteira, pois afeta os altos índices produtivos e reprodutivos dos animais”, explicou.
Tanto o empresário, quanto o zootecnista estarão na 3ª edição do Seminário + Negócios para todos os laticínios do MATOPIPA. “Os eventos são todos bem-vindos, os produtores e técnicos da região têm buscado cada vez mais capacitação”, enfatizou o zootecnista.
Para o empresário Reinaldo “a nossa expectativa sobre o evento é a melhor possível, esperamos ver além dos profissionais ligados aos quatro estados, todos aqueles produtores de leite que possam colocar suas dificuldades, para que, em contrapartida, os laticínios possam ajudá-los a aprimorar e melhorar o trabalho dos produtores de leite”, ressaltou Zucatelli.