Giro do Leite, do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, começa circuito pelo Brasil para mapear qualidade do leite e difundir tecnologias aos produtores

Giro do Leite, do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, começa circuito pelo Brasil para mapear qualidade do leite produzido e difundir tecnologias aos produtores

A Coplacampo 2024, em Piracicaba/SP, é a primeira parada da Caravana, que irá passar por diversos eventos pelo país para difundir tecnologias para melhoria do leite produzido nacionalmente e mapear a qualidade do produto

Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo, participa da 10a Coplacampo, em Piracicaba/SP. Com a coordenação de Lívia Castelani e Luiz Carlos Roma Jr., pesquisadores do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, o Laboratório Móvel de Qualidade do Leite irá realizar análises da qualidade do leite (dosagem de gordura, proteína, lactose, extrato seco desengordurado e contagem de células somáticas); difundir tecnologias que promovem melhorias na produção nacional de leite, além de construir um mapa da qualidade e realizar a troca de experiências entre acadêmicos e produtores do Brasil.

Além disso, o trailer tem capacidade de receber e armazenar amostras para serem enviadas ao laboratório físico para a realização de análises mais complexas, como contagem bacteriana, identificação de patógenos da mastite, nitrogênio ureico, antibiograma, genotipagem para A2A2 entre outras. 

“O leite, assim como seus derivados, é um dos principais alimentos consumidos pela população mundial. Só no Brasil, segundo estimativas, o brasileiro consome, em média, 165 litros por habitante anualmente. E o país é um dos maiores produtores de leite no mundo, com mais de 35 milhões de litros produzidos anualmente. Por isso, idealizamos a Caravana Giro do Leite para mapearmos a produção nacional, identificar possíveis pontos de melhora e difundir conhecimentos acadêmicos e técnicos que promoverão inúmeras melhorias para toda a cadeia, visando manter o destaque brasileiro neste mercado”, explica Lívia Castelani.

Entre os assuntos que os visitantes da Coplacampo poderão mais informações no Laboratório da Caravana Giro do Leite estão: manejo e higiene de ordenha, análise e qualidade de leite, bem estar e produção de leite, manejo nutricional, controle de mastite, dicas importantes para o produtor do leite, gestão da propriedade leiteira, manejo de bezerras e novilhas, melhoramento genético, produção orgânica, análise de leite como ferramenta para o produtor; entre outros.


Durante o ano de 2024, a Caravana Giro do Leite levará o Laboratório Móvel para diversos eventos, técnicoscomo Semana do Agricultor – Barretos/SP e Expo Araçatuba – Araçatuba/SP; e de grande exposição para diferentes públicos como Expozebu (em Uberaba/MG) e Agrishow (em Ribeirão Preto/SP). 

“Monitorar o leite é como uma “colheita de informação”, pois permite ao produtor saber onde focar esforços para garantir a sustentabilidade e a qualidade da produção. Temos nos empenhado bastante para proporcionar conhecimento e treinamentos para mostrar que a análise do leite é uma ferramenta eficiente para o produtor saber como e onde precisa melhorar. A Caravana Giro do Leite vem de encontro a essa nossa missão, pois possibilita um monitoramento mais preciso de diversos aspectos fundamentais para o bom desempenho da atividade e essa evolução é o que impulsiona a pesquisa para ajudar, acelerar e resolver os desafios de cada setor”, afirma Luiz Carlos Roma Jr., Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »