Anúncio foi realizado em live pelo superintendente da cooperativa, Mario Dykstra
Para dar continuidade aos eventos em homenagem aos 100 anos da Frísia, que acontecerá em 2025, o superintendente Mario Dykstra apresentou no dia 30 de agosto oficialmente o selo que comemora um século da cooperativa, a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil. O lançamento foi realizado pela manhã em uma live na matriz da cooperativa, em Carambeí (PR).
O presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou ser uma alegria participar da live que reforça os preparativos para a celebração dos 100 anos. “E para que isso aconteça, é importante que a gente planeje, para ficar na memória das pessoas. Foi muito difícil chegar ao centenário, principalmente para os pioneiros, mas também é uma história com passagens muito bonitas”, afirma.
“Pouquíssimas empresas no Brasil fazem 100 anos. A maioria delas não dura três. E o selo lançado hoje representa o crescimento da cooperativa, sempre em evolução. Ela mostra ainda a visão dos pioneiros, como eles pensaram a cooperativa”, afirmou Dykstra.
O selo comemorativo carrega as cores da Frísia com o número “100” remetido a símbolos que representam o passado, o presente e o futuro da cooperativa. O primeiro, o “1”, se refere ao passado, às raízes, esforço e dedicação daqueles que começaram essa trajetória. Ele é um tributo aos fundadores, que, com coragem e visão, plantaram as sementes da cooperação.
O círculo central, o “0”, representa o presente, sendo reflexo do crescimento e da força atual. Ele mostra ainda a capacidade de adaptação e resiliência, um testemunho do compromisso diário com a excelência e a união.
Por fim, o terceiro círculo, outro “0”, o maior de todos, que aponta para o futuro, concentrando a esperança e os diversos horizontes. É um símbolo de que cooperados e colaboradores sempre estão avançando, inovando e se preparando para as próximas gerações.
A comemoração do centenário, que já conta com um concurso de fotos, é parte do “Planejamento Estratégico Rumo aos 100 Anos”, lançado em 2021, um plano estruturado desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados.