Festival do Queijo Artesanal de Minas terá espaço para a promoção de negócios

Festival do Queijo Artesanal de Minas terá espaço para a promoção de negócios

Pequenos produtores mineiros vão apresentar seus produtos para compradores de nove estados durante Agenda de Relacionamento

Produtores mineiros de queijos e pequenas agroindústrias do estado vão apresentar seus produtos para empórios e lojas de alimentos na Agenda de Relacionamento realizada durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas (FQAM). O encontro acontece no Expominas, em Belo Horizonte, das 13h30 às 18h, na sexta-feira (14/6), segundo dia do festival.

Ao contrário de outros encontros de negócios, a Agenda de Relacionamento possui uma dinâmica diferenciada, com foco para a criação de network, que contribui para contatos posteriores a fim de gerar negócios e firmar novas parcerias, ampliando a capacidade de comercialização dos pequenos negócios ofertantes.

Neste ano, a expectativa é que o evento aproxime 40 produtores de queijos, doces, cachaça, cafés, mel e geleias com 16 potenciais compradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.


“A Agenda de Relacionamento é um importante instrumento de acesso ao mercado, que estimula o intercâmbio comercial entre quem oferece com quem procura um determinado produto. Além disso, é um ambiente propício para fazer negócios, criar uma rede de contatos, realizar acordos de cooperação e prospectar vendas”, afirma a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.


E se por um lado, o evento é uma oportunidade para os produtores se conectarem com novos clientes, por outro, é uma chance para as empresas compradoras encontrarem em um só lugar fornecedores de produtos diversificados e de alta qualidade, que representam a tradição e a essência de Minas Gerais. Além disso, a relação direta com os produtores facilita negociações mais favoráveis, resultando em melhores preços e condições comerciais vantajosas para ambos os participantes da Agenda de Relacionamento.  


A analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato, explica que o evento está alinhado à proposta do programa ATeG Agroindústria, que leva atendimento especializado em gestão e técnicas de produção até as propriedades, auxiliando na eficiência dos processos, controle de custo e formação de preço de venda. “O ATeG contribui para a melhoria da qualidade dos queijos, inserção dos produtores no mercado formal e o consequente aumento da rede de relacionamentos e comercialização”.

Origem Minas 

Além de conectar produtores e empresas compradoras, o Festival do Queijo Artesanal de Minas também terá espaço para os visitantes conhecerem, degustar e comprar as iguarias da gastronomia mineira.

Durante os três dias do festival serão expostos e comercializados queijos de várias regiões do estado, além de doces, quitandas, licores, cachaça e geleias, feitos por pequenas agroindústrias apoiadas pelo projeto Origem Minas, uma iniciativa criada pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg/Senar. “Haverá um estande coletivo onde público do festival vai ter acesso aos produtos da agroindústria mineira que expressam a mineiridade. Os visitantes terão a oportunidade de degustar e comprar diretamente dos produtores”, justifica a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.

“O festival contará também com o Empório Sistema Faemg Senar, uma vitrine para que produtores rurais possam expor e comercializar os seus produtos. São cafés, doces, quitandas, defumados, licores e geleias, fabricados com o capricho e qualidade típicos dos produtores rurais mineiros, e a expertise adquirida em cursos, treinamentos e Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas”, acrescentou Paula Lobato.

6ª edição

Neste ano, o Festival do Queijo Artesanal de Minas (FQAM) será realizado de 13 a 15 de junho. O evento é promovido pelo Sebrae Minas e o Sistema Faemg Senar com o apoio da Secretária de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e a Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo). A programação do festival inclui ainda palestras e seminários técnicos, oficinas de harmonização e venda de produtos da agroindústria mineira, além da comercialização de pratos preparados por chefs mineiros – apoiados pelo Programa Prepara Gastronomia -, que utilizarão os queijos produzidos nas 13 regiões do estado como ingredientes principais.

SERVIÇO

EVENTO: 6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas 

LOCAL: Expominas (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte)  

DATA:  13/06 – 12h às 22h  

 14/06 – 12h às 22h 

 15/06 – 10h às 22h 

Mais informações e ingressos gratuitos: www.festivalqam.com.br

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »