Por Wilson Kubo*
Apesar de ser um termo consolidado há bastante tempo, a fábrica de testes continua extremamente relevante. Investir em uma fábrica de testes oferece vários benefícios, como a centralização das atividades de teste, otimizando os recursos disponíveis, e a padronização dos processos, garantindo maior consistência nos resultados, crucial para a manutenção da qualidade.
Para uma empresa, investir em uma fábrica de testes é muito benéfico. Além dos benefícios técnicos, é necessário avaliar os benefícios financeiros. Muitas vezes, as fábricas de software veem isso como um custo adicional, mas se implementado de forma estruturada, com processos bem definidos, pode trazer um desenvolvimento mais limpo, com menos erros e retrabalho, permitindo entregar o software em menor tempo e com maior qualidade.
Para o usuário final, a expectativa é que o software funcione corretamente. É inadmissível que um software tenha falhas ou bugs. Por isso, o processo de teste e qualidade de software é indispensável. Com um bom processo de teste, os projetos têm mais tempo e tranquilidade para focar na usabilidade e experiência do usuário final.
Uma fábrica de testes funciona como um centro especializado dentro do desenvolvimento de software, dedicado exclusivamente à validação e verificação da qualidade dos produtos. Centralizando os esforços de teste, as empresas conseguem otimizar recursos e padronizar processos, resultando em maior eficiência e melhores resultados.
Um dos principais benefícios é ter uma equipe independente de teste. Não é recomendável que o próprio desenvolvedor cuide também da qualidade, pois pode haver conflitos de interesse. É sempre bom ter uma equipe que desenvolve e outra que valida o software.
Como gerente comercial da Prime Control, vejo que o principal custo é a mão de obra especializada e o software necessário para gerenciamento e execução de testes, especialmente em dispositivos móveis. Ferramentas como farms de dispositivos permitem testar massivamente e de forma automatizada em diversos aparelhos, otimizando o processo.
Hoje, já existem muitas ferramentas open source desenvolvidas pela comunidade que não têm custos de licenciamento, especialmente para automação de teste e teste de performance. As ferramentas mais atuais voltadas para produtividade usam inteligência artificial, como as criadas pela Prime Control, que ajudam na construção de cenários, scripts e outros tipos de testes.
Mesmo com o uso de automação e novas tecnologias, a qualidade do software ainda depende do fator humano. Segundo o Relatório de Tendências de Dados e IA de 2024 do Google, quase dois terços dos tomadores de decisão esperam uma democratização do acesso aos insights, com 84% acreditando que a IA generativa vai acelerar a produção de insights em suas organizações. O relatório também destaca que a escassez de competências é uma das maiores barreiras para acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas.
É essencial que as lideranças não percam essa essência ao focar nas tecnologias. O equilíbrio entre o uso de tecnologias e o engajamento humano é fundamental para o sucesso dos projetos de software.
Quando um cliente nos procura para criar uma fábrica de testes, nossa primeira preocupação não são apenas os aspectos técnicos, mas o que o software proporciona ao cliente final. Precisamos entender para que fim o software foi construído e quais funcionalidades são mais importantes. Também consideramos quais dispositivos o público-alvo costuma utilizar para garantir que os testes contemplem a variação de aparelhos.
A tecnologia facilita muito nosso trabalho, mas ainda dependemos do fator humano para a qualidade do software. Mesmo com metodologias ágeis e equipes remotas, um bom planejamento e o engajamento das pessoas são essenciais. A fábrica de testes facilita o trabalho remoto e distribuído, mas é crítico manter o planejamento adequado e envolver as pessoas para que o modelo funcione.
*Wilson Kubo é Gerente Comercial da Prime Control. Tem mais de 31 anos de carreira em empresas nacionais e multinacionais, com 16 anos em projetos de teste de software e nos últimos 12 anos focados em relacionamento e vendas, gerenciando contas corporativas e fidelizando clientes. Ele possui experiência em gestão financeira de projetos, prospecção de clientes, elaboração de propostas, negociação de contratos e inovação em serviços. Kubo também tem ampla vivência em startups e na gestão de projetos de qualidade de software, tendo trabalhado com clientes como Toyota do Brasil, Banco Cacique e Itaú. Ele possui experiência em projetos internacionais com empresas japonesas, chilenas e peruanas, destacando-se no relacionamento e gerenciamento de pessoas, organização, proatividade e foco nos resultados. Especializado em qualidade de software, Kubo tem grande experiência na otimização e implementação de processos de qualidade.