Expoqueijo Brasil impulsiona qualificação e negócios no mercado de queijos artesanais

Evento destaca a força do cooperativismo e dos pequenos empreendedores, apontando caminhos para o crescimento

 Araxá International Cheese Awards consolida Minas Gerais internacionalmente como palco das discussões e dos negócios relacionados ao setor queijeiro. O evento, que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, funciona como uma plataforma que contribui para o crescimento do mercado de queijos no Brasil e impacta áreas como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.

De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a Expoqueijo Brasil destaca ainda a importância do cooperativismo neste contexto de crescimento e valorização do produto. “O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de queijo do mundo, atrás apenas da União Europeia, dos EUA e da Rússia. Por sua vez, Minas Gerais é a maior bacia leiteira brasileira, responsável por 26,9% do leite produzido no país. A cada 100 litros de leite produzidos no Estado, 19,7% vêm de cooperativas. Entre os produtos derivados do leite, o queijo está em destaque com 11,7 mil toneladas anuais geradas dentro do cooperativismo. É um número bastante significativo”, destaca.

Para Scucato, o mercado ainda tem muito a crescer e o Concurso

Internacional do Queijo Artesanal, realizado durante o evento e que neste ano bateu recorde de participação, é uma ferramenta estratégica de impulsionamento. “É um prêmio que, sem dúvida, valoriza nosso produto e incentiva quem produz a buscar melhorias constantes. Não podemos esquecer que o queijo mineiro, com suas variedades artesanais, já é mundialmente reconhecido como uma iguaria típica do nosso Estado. É um concurso que vem para somar e contribuir com todo esse esforço de fortalecer o mercado de queijo de Minas Gerais”, ressalta.

Negócios e conhecimento

Principal evento do segmento no país, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional e envolvendo todas as regiões produtoras do país. Com o apoio do Sebrae Minas, associações regionais de produtores de queijo artesanal de Minas Gerais também estarão presentes na Expoqueijo. Elas terão à disposição espaços para comercialização de seus queijos, o que promove o aumento da comercialização e resultados econômicos em toda a cadeia. Organizadas pelo Sebrae Nacional e pelas unidades estaduais caravanas de Sergipe, Mato Grosso e Ceará também vão trazer empreendedores do setor para participar da exposição. “A Expoqueijo contribuiu para que os pequenos negócios sejam mais competitivos e gerem resultados para empreendedores e a sociedade”, ressalta Alessandro Henrique de Souza, analista do Sebrae Minas

Além dos negócios, a Expoqueijo leva conhecimento para os empreendedores do setor e aproxima compradores e vendedores. “Durante a Expoqueijo 2023, líderes do setor, produtores, técnicos, instituições, comerciantes, chefs, gastrônomos e consumidores estarão compartilhando o mesmo espaço, no intuito de aprenderem um pouco mais sobre o universo do queijo artesanal, bem como traçarem, juntos, melhores caminhos para o sucesso da atividade.

O Fórum é um dos pontos fortes do evento, com temas relevantes e atuais, abordados pelos principais profissionais do setor. Como resultado de tudo isso esperamos valorizar os queijos artesanais no cenário nacional e internacional, treinar e certificar juízes (avaliadores) brasileiros e estrangeiros, popularizar o consumo do queijo artesanal no mercado nacional, disseminar informações sobre os queijos artesanais para o público em geral e promover um ambiente de negócios e a valorização do queijo brasileiro”, comenta, Alessandro.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos