Danone Brasil investe R$ 3 milhões em compromisso público para a promoção do bem-estar animal por meio de um programa pioneiro para a cadeia do leite

Danone Brasil investe R$ 3 milhões em compromisso público para a promoção do bem-estar animal por meio de um programa pioneiro para a cadeia do leite

Para somar ao progresso alcançado globalmente na pauta animal pela Danone ao longo dos anos, a Danone Brasil anuncia investimento de R$ 3 milhões em um programa pioneiro de promoção do bem-estar animal dirigido à cadeia do leite. A iniciativa representa o compromisso público da empresa em promover continuamente boas práticas de manejo para além da sua cadeia de produtores, fomentando o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro no país. O projeto será executado por meio da “Fazenda Tudo de Bem”: um programa precursor de sustentabilidade e bem-estar animal, que será a base para o desenvolvimento desse compromisso na prática nos próximos anos. Tem início neste mês de novembro e responde à meta global da companhia de, até 2025, ter 30% dos principais ingredientes adquiridos diretamente de fazendas já em transição para práticas regenerativas, na qual bem-estar animal é um pilar central.

“Em linha com os avaliação global da Danone na pauta de bem-estar animal e a nossa ambição de promovermos as transformações estruturais e setoriais necessárias rumo à uma nova economia, definimos um programa pioneiro no Brasil, junto a instituições renomadas e de referência, acerca da jornada que queremos trilhar com nossas fazendas parceiras na captação de leite nos próximos anos. Estamos rumo aos mais altos padrões de bem-estar animal, com iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas”, explica Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil. O programa foi desenvolvido em parceria com a BE.Animal, a F&S Consulting e a Embrapa Gado de Leite. Globalmente, a Danone conta com a parceria da Compassion in World Farming (CIWF).

O Compromisso da Danone para a promoção do bem-estar animal vem somar ao modelo de parceria formal e de longo prazo com produtores de leite da região da bacia leiteira de Minas Gerais. A relação exclusiva com os fornecedores leite, sua principal matéria-prima, foi construída ao longo dos 50 anos da empresa no Brasil. “Nos dedicamos a entender os desafios dos produtores de leite brasileiros e atuar em um modelo de parceria com eles, em que geramos sucesso econômico para a fazenda e progresso social para as famílias produtoras”, explica Henrique Borges, diretor de Compras da Danone Brasil. “Hoje, 70% da nossa base de fornecedores de leite é composta por pequenos produtores, cujo impacto econômico, social e ambiental é reconhecido pela certificação B Corp. A ambição da Danone é apoiar os produtores de leite na transição para práticas mais sustentáveis de produção, incluindo o bem-estar animal como um pilar fundamental desse processo e para a perenidade da atividade leiteira no país”, completa.

“Termos produtores bem capacitados é essencial porque, além de mais produtivos, geram vários outros impactos positivos quando valorizam o bem-estar animal: entregam um leite com melhor qualidade, reduzem a pegada de carbono e preservam o meio ambiente”, afirma Henrique Borges, diretor de Compras da Danone Brasil “Com o anúncio desse compromisso, a Danone reafirma seu pioneirismo em investir em treinamento, apoio técnico e autocontrole, focando nos 5 domínios de bem-estar animal: boa nutrição, boa ambiência, bom comportamento, boa saúde e bom estado mental, completa o executivo.

O Programa “Fazenda Tudo de Bem” contempla o desenvolvimento e implementação de capacitação especializada em bem-estar animal, em parceria com a BE.Animal, para fazendas parceiras e corpo técnico da Danone; Padronização do autocontrole de práticas de bem-estar animal em nossas fazendas parceiras, com base nos mais altos padrões reconhecidos nacional e internacionalmente; e fomento do programa de melhoramento genético com foco em bem-estar animal, em parceria com empresas especializadas em genética.

Como parte do compromisso, a Danone lançará também um projeto piloto, que contará com a participação de 20% das fazendas leiteiras parceiras da Danone. Com a conclusão dessa primeira fase, a Danone espera ter um modelo validado e replicável para ganhar escala fomentando a adesão dos demais produtores. Além disso, o programa será aberto e divulgado para todas as indústrias lácteas interessadas em implementar as melhores práticas de bem-estar animal no país. “A Danone entende que essa é uma agenda pré-competitiva e pretende mobilizar o setor. Para isso, iremos compartilhar as soluções que se mostrarem viáveis para impulsionar o desenvolvimento de toda a cadeia”, Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

A estratégia de Agricultura Regenerativa da Danone tem como um dos três principais pilares o bem-estar dos animais. “Mantemos o produtor de leite no centro da nossa atenção para acelerar este que é um dos pilares fundamentais do nosso modelo de agricultura regenerativa. Sabemos que essa é uma transição necessária para termos uma produção de leite a longo prazo e, por isso, estamos confiantes que eles irão aderir e se beneficiar do programa”, completa Henrique Borges. O investimento de R$ 3 milhões que será dedicado ao novo programa vem complementar os aportes já realizados nos projetos de agricultura regenerativa pela Danone Brasil, que já representam mais de R$ 2 milhões desde 2019.

Agricultura Regenerativa

Com o objetivo de desenvolver a cadeia leiteira, a Danone mantém um programa de agricultura regenerativa. As iniciativas auxiliam os produtores com conhecimento para que mantenham seus negócios mais sustentáveis e produtivos. Destacam-se algumas das iniciativas:

  • Agricultura Sustentável – Em parceria com a Labor Rural, o projeto foca em agricultura regenerativa, oferece capacitação aos pequenos produtores para práticas mais sustentáveis e produtivas. Atualmente com mais de 30 fazendas, conta com cerca de 1.400 hectares de terra, e já aponta resultados positivos, como o aumento de 14% do volume de leite captado por dia, redução de 36% nas emissões de CO2 desde o início do projeto.  
  • EDUCAMPO – Em conjunto com o Sebrae, proporciona assistência técnica especializada para que os produtores gerenciem com eficiência seus recursos. No ano, o projeto envolveu seis grupos, compostos por 120 produtores, e, além de ter registrado queda de 20% nas emissões de kg CO2eq/kg de leite, apresentou aumento de 4% de produtividade de litros/animal/dia, 6% de volume de litros por dia e 25% de margem liquida da atividade (R$ líquido/ano).
  • COMQUALI CCS –   consultoria técnica para o avanço na qualidade do leite, principalmente relacionada à Contagem de Células Somáticas (CCS).
  • DIA DE VARANDA – encontros para a troca de experiências e boas práticas: em 2023 foram realizados três eventos, que contaram com alto engajamento dos produtores.

Para alcançar a meta global da companhia de, até 2025, ter 30% dos principais ingredientes adquiridos diretamente de fazendas já em transição para práticas regenerativas, as ações da empresa se dividem em três pilares: o solo, com uma gestão integrada, incluindo uso de água e de todos os recursos vivos para garantir a sua conservação e utilização sustentável, proteção à biodiversidade e captura de carbono; o produtor de leite, com a sua capacitação e empoderamento de futuras gerações para sustentabilidade de sua atividade; e a promoção de bem-estar animal, como manejo correto, instalações adequadas e confortáveis, padrões que impactam diretamente na qualidade do leite.

Sobre a DanoneA Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, no social e ambiental. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Aptamil, Danette, Danonino, YoPRO, Nutricia, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp™.  

Sobre a BE.Animal – Somos a BE.Animal, uma empresa que desenvolve e implementa estratégias para a adoção e aperfeiçoamento de boas práticas de bem-estar animal nas cadeias produtivas da pecuária. Ao combinar ciência, campo e mercado, a BE.Animal apresenta uma proposta estruturante: quebra paradigmas, fortalece os elos da cadeia e entrega resultados práticos que criam valor e perduram no tempo.

A convergência de pesquisa, experiência e pragmatismo nos permite liderar e executar ações que integram os elos da cadeia pecuária de forma sustentável. Nossa voz é inspirada pela confiança, contextualização e acessibilidade.

Sobre a Embrapa Gado de Leite É uma das 43 Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Inaugurada em 26 de outubro de 1976, a Unidade tem se consolidado como referência mundial em pesquisas para pecuária leiteira de clima tropical. Isso é resultado dos conhecimentos e tecnologias inovadoras para o setor produtivo, que se traduzem em ganhos para toda a sociedade. O corpo técnico é formado por 253 colaboradores, sendo 72 pesquisadores e 66 analistas, dos quais a maioria são pós-graduados. A estrutura de apoio à pesquisa conta com 14 laboratórios, sendo um multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária, além de dois campos experimentais em Coronel Pacheco (MG) e Valença (RJ). Nos campos estão instaladas toda a estrutura necessária à experimentação, além de sistemas de produção animal (leite a pasto e compost barn) e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A Embrapa Gado de Leite atua em âmbito nacional e mantém parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. Dentre as áreas de pesquisa destacam-se melhoramento vegetal; manejo de pastagens tropicais; melhoramento animal e genômica; nutrição animal; pecuária de precisão e métricas de bioeficiência; sistemas integrados; leite baixo carbono; saúde única e biosseguridade; nanotecnologia; biotécnicas reprodutivas; bioenergia e manejo de dejetos; qualidade do leite; queijos artesanais; zoneamento pecuário; estudos de competitividade da cadeia. A Unidade também promove diversas ações com vistas à transferência dos resultados de suas atividades de pesquisa e inovação. Cada atividade busca atingir determinado público-alvo, abrangendo desde pequenos produtores, técnicos e estudantes, até grandes empresários, cooperativas, associações e instituições públicas e privadas ligadas a cadeia produtiva do leite, além do consumidor final.

Sobre a F&S Consulting – A F&S CONSULTING é uma empresa de consultoria altamente especializada em soluções para o setor de alimentos. Atua nas áreas de Produção Animal e Sustentabilidade Agropecuária; Qualidade e Segurança de Alimentos; Assuntos Regulatórios; Inovação Tecnológica & Data Analytics. Possui uma rede profissional que está ligada a importantes universidades no Brasil e no exterior, além de contar com especialistas de mercado com larga experiência no setor de alimentos. A missão da F&S é gerar valor para seus clientes através de soluções simples e inovadoras. Além do Brasil, atua na Europa, EUA, e demais países da América Latina.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »