Tirolez e Baldoni mostram como queijos e méis podem tornar a data ainda mais especial e saborosa
Marcando o início da primavera, o Dia do Sorvete é celebrado em 23 de setembro. Há 20 anos, a data teria sido estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) para incentivar o consumo da sobremesa no período em que as altas temperaturas se iniciam. Atualmente, o doce gelado é considerado um dos mais populares no mundo, conquistando o paladar de todas as idades com seus diferentes sabores, acompanhamentos e apresentações.
A origem do sorvete, no entanto, ainda envolve muitos mistérios. Com várias teorias em relação ao seu surgimento, há relatos de 1.900 anos atrás, quando o Imperador Nero fazia seus escravos buscarem neve nas montanhas para congelar sucos, frutas e mel. Outra hipótese teria sido a partir da mistura entre o gelo e o leite, uma receita um pouco mais parecida com a que conhecemos hoje, feita pelo Imperador King Tang, na China.
Dentre os ingredientes para a produção do sorvete, está o creme de leite. Muitas sorveterias famosas em todo o Brasil, por exemplo, utilizam o da Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, pois possui não só a consistência ideal, como também a qualidade que só o cuidado em todo o processo de produção e armazenamento do leite podem garantir.
Já como acompanhamento, o portfólio da Baldoni, marca eleita por cinco vezes como o melhor mel do Brasil, de acordo com o Congresso Brasileiro de Apicultura, pode garantir inspiração para as caldas com diferenças de sabores. Para você celebrar o Dia do Sorvete este ano com uma opção diferente, as marcas sugerem uma receita feita com o Requeijão Cremoso Tirolez, que possui consistência cremosa e sabor suave, prometendo deixar qualquer prato muito saboroso, além de harmonizar com o toque perfeito de doces, acompanhada de méis ou geleias Baldoni. A Geleia de Morango Baldoni, por exemplo, com pedaços de frutas e adoçada 100% com mel ao invés do açúcar refinado, o que valoriza ainda mais o sabor da sobremesa. Para uma experiência gastronômica ainda mais completa, aprenda a fazer uma calda de frutas vermelhas com o Mel Baldoni Chef, resultado de um blend especial unindo o aroma e suavidade do mel de Flores de Laranjeira com a tenacidade do mel de Flores Silvestres, muito procurado por chefs profissionais para finalizar suas receitas e diversificar suas harmonizações.
Para aprender como fazer a receita mencionada, confira o modo de preparo abaixo e Feliz Dia do Sorvete!
Sorvete de Requeijão com Calda de Frutas Vermelhas
Ingredientes:
Para o sorvete:
– 2 latas de leite condensado
– 2 latas de creme de leite sem soro
– 2 embalagens de Requeijão Cremoso Tirolez
– 1 saquinho de gelatina incolor
Para a calda:
– 300 g de frutas vermelhas congeladas
– 3 colheres (sopa) de Mel Baldoni Chef
Modo de Preparo:
Sorvete:
- Bata tudo no liquidificador e coloque em uma forma de pudim ou em copinhos individuais.
- Coloque no freezer por 4 horas.
Calda:
- Coloque as frutas, 1 xícara (chá) de água e o Mel Baldoni Chef em uma panela.
- Cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até obter uma calda um pouco espessa.
Monte a sobremesa:
- Cubra o sorvete de requeijão com a calda de frutas vermelhas e sirva a sobremesa gelada.
Tempo de preparo: 04h30min
Rendimento: 8 Porções