Quarta-feira, 11 de outubro de 2023 – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição pela Lactalis do Brasil da DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé. A liberação veio na tarde desta quarta-feira (11/10/2023), dez meses após o anúncio de intenção de negócio realizado em dezembro de 2022 e deve garantir que a Lactalis do Brasil assuma centros de distribuição e duas fábricas localizadas em Araras (SP) e Garanhuns (PE), ficando responsável pela fabricação e distribuição de produtos Chambinho, Chamyto e Chandelle. Para essas três marcas, os direitos de propriedade intelectual no país serão transferidos com a aquisição. O acerto também prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados.
Para viabilizar a autorização, a Lactalis do Brasil firmou com o Cade um acordo de controle de concentração no qual se compromete a licenciar a produção de leite fermentado da marca Batavo e de petit suisse Batavinho para o grupo Tirol. O acordo de licenciamento deve ser formalizado em breve e tem duração prevista de sete anos, podendo ser prorrogado por mais três.
Segundo o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, a efetivação do negócio fortalece todo o setor produtivo. ”Depois da incorporação da Balkis, LBR, da divisão de produtos lácteos da BRF, Itambé e da Confepar, essa aquisição é mais um passo na construção de um líder forte e responsável para a cadeia leiteira do Brasil”, pontuou em vídeo institucional divulgado nas redes sociais da Lactalis do Brasil nesta quarta-feira.
Sauvageot reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Brasil. “Entendemos que o setor lácteo nacional precisa de um líder forte e responsável, para promover uma transformação que ajude a superar suas dificuldades estruturais. Queremos liderar esse processo e levar o leite brasileiro a um novo patamar no mercado mundial. Um lugar que sabemos que só o Brasil tem potencial para ocupar. A Lactalis, líder mundial da cadeia de lácteos, carrega expertise, experiência e capacidade de investimentos para melhorar a eficiência e produtividade do setor”, sinalizou o executivo.
O sinal verde do CADE abre caminho para a finalização da negociação.
Foto – Patrick Sauvageot – Presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul
Sobre a Lactalis
A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos saborosos e de alta qualidade em uma seleção de marcas consagradas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil. Em constante expansão, a Lactalis mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ). Assim que finalizado o novo acordo, a empresa terá mais de 10.900 colaboradores no Brasil.