A artista pernambucana é a responsável pela arte das latas comemorativas – e colecionáveis – de Queijo do Reino Regina para este final de ano, trazendo três obras coloridas e vibrantes que retratam cenas de pura brasilidade
Para coroar as festas de final de ano e comemorar os 109 anos de uma das mais antigas marcas de laticínios do país, a artista plástica Anna Guerra foi convidada para um trabalho colaborativo com Queijos Regina.
Tendo como pano de fundo a tradição do Queijo do Reino nesta época do ano, e também nas festividades de São João no Nordeste, Queijos Regina escolheu a artista plástica pernambucana, membro da Academia Brasileira de Belas Artes desde 2010, para assinar essa collab que chega recheada de muita cor e sabor.
“Para mim foi um prazer aceitar esse convite e levar um pouco mais da minha arte à mesa do brasileiro nesta época do ano, momento tão especial para celebrar a vida e nossas raízes com quem mais amamos”, comenta a artista plástica que transita entre o erudito e o popular refletindo ícones de brasilidade, dentre muitas tradições festivas e culturais, principalmente do povo nordestino.
Três obras da artista, que representam a beleza e a brasilidade nordestina, foram escolhidas para celebrar a importância do Queijo Reino no Nordeste, tanto para empresa que tem 80% do total de vendas desse tipo de queijo na região, quanto para os consumidores, que valorizam ainda mais momentos comemorativos quando compartilhados com um bom Queijo do Reino, em família ou entre amigos.
Considerado o primeiro queijo brasileiro curado industrializado no Brasil, o Queijo do Reino nasceu com inspiração no holandês edam, que adaptado ao nosso clima ganhou características próprias de cor e sabor e se transformou em ícone da culinária brasileira. O nome – Queijo do Reino – tem relação com a Europa do século XIX, época que começou a ser produzido no Brasil para atender à demanda local da Coroa, e em que a pimenta e a farinha do reino eram ainda consideradas artigos de luxo por aqui.
Tendo os estados do Nordeste, principalmente na Bahia e em Pernambuco, como sua maior concentração de vendas nesse tipo de queijo, a ação teve início em outubro, em Salvador, e se estenderá por todo o Nordeste até o final do ano com a oferta de 180 mil latas decorativas (opção fit para 625 g do Queijo do Reino Regina) estampadas com obras icônicas da artista: Boneca de Lia, uma homenagem à mulher que criou sua família fazendo e vendendo bonecas de pano, Baião, a versão estilizada da artista para a Bandeira do Brasil, e Ciranda Brasileira, obra inspirada nas festas virtuais na época da Pandemia, especialmente organizadas para aproximar e acalentar pessoas.
Sobre a artista
Nascida em Recife (PE), Anna Guerra (1970) vive e trabalha em São Paulo, atuando como artista visual há́ mais de vinte anos. Apresentou exposições individuais na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e no Paço da Alfandega, em Recife. Seus trabalhos fazem parte de coleções públicas e privadas, entre elas a do Museu de Arte Contemporâneas de Olinda, do Instituto Brison Vilela, de Guarulhos, e do Acervo Infraero, Aeroporto Internacional dos Guararapes, além de assinar inúmeras parcerias coorporativas com marcas de renome nacional e internacional.
Novidades também na identidade de marcas e categoria de produtos
Em janeiro próximo, quando comemora 109 anos, Queijos Regina estará alinhada à uma nova comunicação, lapidada às características atuais dos produtos e perfil dos consumidores de diferentes regiões a que hoje se destina.
A nova identidade de marca Regina – que em italiano significa Rainha – moderniza e reforça os principais assets da marca: o logo, “Regina”, aparecem com novas fontes que permitem uma versão mais moderna e destacada. A tradicional coroa, mais sofisticada nessa nova versão, ganha a inserção do dourado, enfatizando a qualidade superior dos produtos e a memória da marca. E, por fim, as próprias cores nas embalagens, conferem uma agradável sensação de identidade e conjunto característicos ao portfólio Regina de sempre, em laranja e azul.
Para reforçar o seu posicionamento, a empresa promoveu também um estudo profundo de marca em seu portfólio mais abrangente, com diversificação de processos e formatos: Queijos Ralados, Queijos Tradicionais (Prato, Muçarela, Minas Padrão, Coalho, Provolone, Reino, Cheddar) Spreads (Manteigas, Requeijões, Cremes de Ricota e Nata), Leites UHT e as novas categorias: Queijos Especiais (Gouda, Edam, Emmental, Suíço, Quartirolo, Azul, Brie, Estepe e Parmesão), e também a linha profissional Food Service (Queijo Ralado 1kg, Requeijão, Cream Cheese e Cheddar Bisnaga 1,5kg, Mussarela 4kg e Manteiga 500g).