A Alvoar Lácteos, quinta maior empresa de laticínios do Brasil, é uma das integrantes da Plataforma ELOS, lançada em abril em São Paulo. A iniciativa da International Finance Corporation (IFC), em parceria com o governo do Japão e o Facility for Investment Climate Advisory Services (FIAS), visa promover boas práticas em diversidade e inclusão.
A Plataforma ELOS reúne empresas comprometidas com equidade, liderança e sustentabilidade, especialmente nos setores de agricultura e florestas, em um ambiente de aprendizado para enfrentar desafios sociais e climáticos.
Neste primeiro momento, a IFC firmou parcerias com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a Rede Mulher Florestal (RMF) e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para oferecer um laboratório de aprendizagem online sobre temas como soluções inovadoras para mitigação, cadeias de suprimentos resilientes e financiamento inclusivo.
A participação na Plataforma ELOS reforça a agenda ESG da Alvoar e facilita a conexão com outras organizações que compartilham uma visão de futuro sustentável. “Estamos empolgados com essa oportunidade de aprendizado e colaboração, que se alinha aos nossos valores e planejamento estratégico”, afirmou Eve Pimentel, gerente de ESG da empresa.
SUSTENTABILIDADE
Na Alvoar Lácteos, sustentabilidade tem sido uma prioridade em projetos e iniciativas com essa temática. Desde 2023, tem divulgado seu Relatório de Sustentabilidade, evidenciando o compromisso da empresa com a geração de valor compartilhado para todos os stakeholders, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade.
Em 2024, realizou um Inventário de Gases de Efeito Estufa e, em parceria com a Labor Rural, lançou o Projeto ECO para promover práticas mais sustentáveis entre os produtores, além de mensurar e mitigar as emissões de carbono.
“Nosso papel é apresentar soluções aos produtores e ajudá-los a implementar essas iniciativas, acompanhando as medições de emissões atmosféricas ao longo do projeto”, explica Eve Pimentel.