Nestlé destaca protagonismo feminino no 9º Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio

Nestlé destaca protagonismo feminino no 9º Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio

Companhia apresenta cases em sustentabilidade conduzidos por produtoras
das cadeias do cacau, café e leite no Sudeste e Norte do país

A Nestlé participa da nona edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Expo Transamérica, em São Paulo. É a terceira vez que a companhia marca presença no evento. Com o tema, “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, este ano, a Nestlé reforça o incentivo à atuação feminina no campo como potencial estratégico para a transição dos sistemas alimentares (ou transição para sistemas regenerativos) e apresenta cases durante a programação.

No dia 23 (quarta-feira), das 14h50 às 15h30,  Bárbara Sollero, Head de Agricultura Regenerativa na Nestlé, media o painel “O protagonismo das mulheres na gestão sustentável das empresas rurais”  que vai acontecer na “Arena do Conhecimento”. A executiva vai receber produtoras parceiras da companhia no fornecimento de cacau, café e leite. Além de serem assistidas pelos programas de sustentabilidade e promoção à agricultura regenerativa oferecidos pela Nestlé, as mulheres vão compartilhar suas histórias, experiências e como tem sido liderar suas atividades rurais, ainda que predominantemente dominada por homens.

As convidadas da Nestlé para o painel são: Marília Guimarães Souza Torezam, de Serra do Salitre Minas Gerais, produtora de leite e assistida pelo programa da companhia Nature por Ninho. “Quem toma todas as decisões relacionadas ao rebanho hoje sou eu. Sou muito feliz em poder ajudar meu pai, me sinto muito grata e realizada com esta oportunidade. Espero poder trazer meus filhos para a atividade no futuro”, conta. Verônnica Almeira, de Eunápolis, Sul da Bahia, que é produtora de cacau e participa do Nestlé Cocoa Plan. A ex-dentista hoje coordena a fazenda da família, cuja diretora é a própria mãe. A terceira convidada é Luiza Bonomo, de Jaguaré, Espírito Santo, agrônoma por formação e tetraneta de uma geração de cafeicultoras. Ela participa do Cultivado com Respeito, um dos maiores programas de qualidade e sustentabilidade da cafeicultura do mundo, que entre outras frentes, incentiva a profissionalização no setor com o projeto “Fazedores de Café”.

A Nestlé trabalha em parceria com produtoras rurais em todo o Brasil. A companhia tem se destacado pelo incentivo à jornada da atuação das mulheres no campo por meio de programas que oferecem cursos de gestão técnica e financeira das atividades rurais, sucessão familiar, entre outros – todos alinhados à sustentabilidade.

Em 2019, a companhia criou o “Força da Moça do Campo” que tem como objetivo incentivar o empoderamento  da mulher na produção leiteira através da capacitação em diversos temas como gestão de pessoas, gestão técnica e financeira, sustentabilidade,   além de temas relacionados ao desenvolvimento pessoal. Mais de 1.000 mulheres já foram impactadas nos últimos cinco anos.

“As mulheres, produtoras rurais, desempenham um papel fundamental no agronegócio. Elas contribuem de forma decisiva nas diferentes etapas da cadeia produtiva, do plantio à colheita, do cuidado com os animais à gestão das pessoas e das empresas rurais. Investir no empoderamento e na capacitação destas mulheres é parte estratégica para o avanço da transição para sistemas regenerativos e cada vez mais sustentáveis. As mulheres têm contribuído para além do trabalho operacional, liderando a gestão das propriedades e, principalmente,  a gestão humanizada e empática das pessoas envolvidas nos processos, melhorando consequentemente os resultados da empresa rural.  Com essa visão diferenciada e habilidades estratégicas, as mulheres já têm promovido a sustentabilidade e a inovação do setor e, enfrentando desafios históricos de preconceito e desigualdade, elas vêm fortalecendo a produtividade e a competitividade do setor”, afirma Bárbara Sollero, Gerente Executiva de Agricultura Regenerativa da Nestlé Brasil.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos