Tecnologias também ajudam a empresa de laticínios de leite de búfala na otimização de sua gestão de estoque e identificação de lojas e produtos estratégicos
Um dos principais desafios enfrentados pelos varejistas é a ruptura de estoque, que ocorre quando produtos estão indisponíveis no momento da compra e pode levar à perda de clientes. Para superar esse obstáculo, a Levitare adotou as soluções DAR (PDV) e EDI da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, o que permitiu a uma das maiores empresas de laticínios de leite de búfala do Brasil reduzir em 37% a ruptura de seu produto estrela – o queijo mozzarela de búfala cereja.
Entre maio e agosto de 2024, a Levitare utilizou as tecnologias da Neogrid para realizar o monitoramento semanal dos produtos vendidos nas lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) em São Paulo. Essas implementações permitiram uma gestão de estoque mais eficiente, a identificação de lojas e produtos estratégicos e a redução das rupturas de estoque nos itens e lojas mais importantes. Com isso, foi possível executar ações eficazes para aumentar a disponibilidade dos produtos e melhorar o desempenho de vendas da empresa.
“A Neogrid é um ecossistema de soluções essenciais para quem atua tanto no varejo como na indústria, uma vez que ajuda a combater um dos nossos maiores desafios: a ruptura e o excesso de estoque. Com os dados que recebemos de venda e estoque, conseguimos montar estratégias em tempo real e direcioná-las para os times de campo e comercial”, explica Iago Alves Pereira, analista de Trade Marketing da Levitare. “Isso não só auxilia na redução ou eliminação da ruptura, mas também facilita a etapa final do sellout no ponto de venda.”
Além da diminuição no índice de ruptura do produto carro-chefe da marca, a Levitare alcançou uma queda geral de 32% na ruptura de todos os produtos no varejo GPA no estado de São Paulo, com a taxa de ruptura passando de 27,53%, em maio, para 18,82% em julho.
“A capacidade de monitorar indicadores e ajustar estratégias com base em insights acionáveis é uma das principais vantagens de utilizar as nossas soluções”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora Executiva de Marketing e Estratégia da Neogrid.
Sobre a Levitare
A Levitare – fundada no ano 2000 – surgiu como uma empresa familiar voltada para a fabricação artesanal da mozzarella de búfala. Com o crescimento ao longo dos anos e o investimento em tecnologia, novas peças, embalagens e produtores, hoje ela possui uma variada linha de produtos, sendo reconhecida – em volume de leite e capacidade produtiva –, como uma das maiores empresas de laticínios de leite de búfala do Brasil. Mesmo com o audacioso objetivo de estar presente na mesa de todas as famílias brasileiras, em todos os momentos – do café da manhã ao jantar – a empresa permanece comprometida em manter o espírito autêntico, simples e tradicional de suas origens.
Sobre a NeogridA Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 25 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. https://www.neogrid.com/