Danone Brasil avança e apresenta resultados da sua jornada de impacto um ano após reestruturar estratégia ESG

Danone Brasil avança e apresenta resultados da sua jornada de impacto um ano após reestruturar estratégia ESG

Os resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2023 indicam evoluções em redução de CO2 e em programas de capacitação em fazendas produtoras de leite. Iniciativas de circularidade se destacam com a recuperação de mais de 10 mil toneladas de embalagens, beneficiando mais de 3 mil catadores e catadoras

No primeiro ano de execução da sua nova estratégia ESG, a Danone Brasil avança e se aproxima das suas metas globais de sustentabilidade para 2030. Comprometida com a descarbonização de toda a sua cadeia de valor e em ter 100% das suas embalagens recicláveis até 2030, a empresa evoluiu em projetos relacionados às questões climáticas e à economia circular no país.

Entre os resultados, destacam-se a queda de 19% nas emissões de kg/CO2/litro de leite e a recuperação de mais de 10 mil toneladas de embalagens no Brasil. Consciente de que essa jornada vai além do território da empresa, a Danone também progride em índices de desempenho relacionados ao desenvolvimento de Pessoas & Comunidades. No indicador de mulheres na liderança, a empresa tem 52% de representatividade. Tudo isso está alinhado a um portfólio saudável que impacta positivamente a nutrição e saúde de consumidores e pacientes. Esses avanços são destacados no Relatório de Sustentabilidade 2023.

Para nós da Danone, construir um mundo mais saudável e sustentável é uma caminhada contínua. Acreditamos que nossa escolha de alimentos é uma escolha de mundo, e essa escolha tem o poder de mudar vidas. Nossa busca pelo planeta que sonhamos começou há mais de 50 anos, com o nosso Projeto Duplo, que é nossa forma de unir sucesso econômico ao progresso socioambiental. Isso continua a cada conquista, como quando nos tornamos, há três anos, a primeira grande empresa de alimentos e bebidas do Brasil a ser reconhecida como Empresa B para todas as nossas marcas”, afirma Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

A Danone Brasil concretiza seus avanços no modelo de gestão de impacto positivo sob o posicionamento “Tudo De Bom, Tudo de Bem”, lançado no ano passado, representando o compromisso da empresa em cuidar da saúde das pessoas enquanto também cuida do futuro do planeta. Em 2023, a empresa também reestruturou suas metas de ESG com a Jornada de Impacto global, fundamentada em três pilares: Natureza, Saúde e Pessoas & Comunidades.

Acreditamos no poder das parcerias e que nossa responsabilidade vai além dos nossos portões. Nessa jornada, é essencial contar com o apoio das pessoas que nos ajudam na produção, fornecimento e consumo dos nossos produtos além de, claro, de cada Danoner (como chamamos quem trabalha com a gente). Temos muito orgulho em compartilhar nossas metas e resultados e convidamos que conheçam mais sobre essas ações em nosso Relatório de Sustentabilidade 2023”, declara a executiva.

PRINCIPAIS RESULTADOS DE 2023

§  Avanços em descarbonização:

ü  No ano passado, a Danone foi pioneira em assumir a meta global de reduzir 30% das emissões de metano no leite fresco até 2030 no setor de alimentos e bebidas;

ü  Alcance na redução de 19% em emissões de carbono na captação de leite (escopo 3) registrados em 2023 entre os 112 produtores inseridos no programa Educampo.  

ü  Em Bem-Estar Animal, a Danone Brasi lançou em novembro do ano passado o seu compromisso público por meio projeto Fazenda do Bem, ação que prevê um investimento de R$ 3 milhões em capacitações, auditoria e monitoramento até 2025.

·                    Avanços em circularidade:

ü  Reciclagem: Lançamento, no segundo semestre de 2023, do projeto Reciclagem de Bandejas de Iogurtes em parceria com Yattó. Responsável por impactar 25 cooperativas e 500 catadores, recuperando mais de 34 toneladas de PS (poliestireno, a matéria-prima utilizada nas bandejas de iogurte).  

ü  Recuperação de embalagens: Mais de 10 mil toneladas de materiais foram recuperadas em 2023, beneficiando mais de 3 mil catadores e catadoras, e recuperando 100% das garrafas de iogurte produzidas no país.

·         Avanços em equidade e inclusão:

ü  Equidade de Gênero: A Danone Brasil atingiu 52% das posições gerenciais e de diretoria ocupada por mulheres.

ü  Inclusão Racial: Para acelerar a carreira de pessoas pretas e pardas na companhia, lançou internamente o Programa Raízes em 2023. Ação alinhada com a meta local de ter 30% de líderes negros e pardos até 2030.    

  • Avanços em Saúde:

ü  Portfólio saudável: 100% do portfólio de iogurtes, bebidas vegetais e sobremesas da Danone não têm o alerta frontal de altos índices de gordura, sódio e açúcar (seguindo nova legislação de embalagens de alimentos e bebidas da Anvisa desde 2023).

ü  Garantir acesso: Movimento Nutrindo Vidas teve grande destaque com a alteração da lei do Estatuto da Pessoa com Câncer, garantindo acesso à terapia nutricional para os pacientes com neoplasias; e a aprovação da revisão de financiamento de terapia nutricional do SUS pelo Ministério da Saúde no Brasil.

Para acessar o Relatório de Sustentabilidade 2023, basta entrar no site da Danone Brasil.

Sobre a Danone – A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. 

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »