Com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente e mitigar contratempos ambientais, a centenária empresa Mococa vem inovando em suas práticas sustentáveis. Um exemplo é o uso de concentradores que geram água a partir do vapor utilizado no cozimento do leite condensado, economizando até 15% da água que anteriormente era captada do rio Lambari, afluente do Rio Pardo, localizado em Mococa.
Em 2014, em resposta à crise hídrica em São Paulo, a companhia iniciou processos na fábrica para ampliar a reutilização de água, intensificando ações de economia e monitoramento do volume consumido na produção. Naquele ano, a fábrica usava seis litros de água por quilo de produto. Após 10 anos de esforços, esse consumo foi reduzido para 2,74 litros por quilo.
Gisely Modesto, coordenadora da área de sustentabilidade da Mococa, explica que no processo de fabricação do Leite Condensado Mococa, a água do leite é extraída por evaporação. “Com a redução do consumo de água para 2,74 litros por quilo de produto, a empresa se tornou mais sustentável, deixando mais água disponível no córrego e reduzindo a extração de água da natureza. Em um ano, a companhia chega a economizar mais de 37 milhões de litros de água”, ressalta Gisely.
A água utilizada é retirada do rio e passa pelo tratamento na ETA (Estação de Tratamento de Água) da própria empresa, onde é purificada para tornar-se potável. Em seguida, a água é empregada nos processos de resfriamento, geração de vapor e sanitização. As máquinas de envase são refrigeradas com a água gelada, que depois retorna para a torre de resfriamento, garantindo um ciclo contínuo e eficiente de reutilização.
Em outra parte do processo, a água dos concentradores, que já é quente, é aproveitada de maneira inteligente. “O reuso da água dos concentradores trouxe ganhos energéticos ao processo da empresa, pois a água entra na caldeira a uma temperatura elevada, facilitando a geração de vapor e melhorando a eficiência”, enfatiza Modesto. A água excedente dos concentradores é reaproveitada em diversos processos, incluindo o funcionamento das caldeiras e torres de resfriamento. Além disso, essa água é utilizada para limpezas externas e higienização das áreas da fábrica, promovendo um uso sustentável e eficiente dos recursos hídricos.
Essas práticas sustentáveis levaram à criação da campanha interna “Estamos Todos de Olho”, que promove a conscientização ambiental entre os colaboradores. Com o apoio de fiscais, a campanha garante a prevenção de desperdícios e oferece orientação profissional para esclarecer dúvidas sobre práticas sustentáveis. “Essa iniciativa não apenas economiza recursos, mas também incentiva uma cultura de responsabilidade ambiental dentro da empresa,” conclui Gisely.
A campanha é aplicada em todos os departamentos da empresa de maneira personalizada, para que cada área possa economizar energia e água. Exemplos incluem desligar o ar-condicionado por algumas horas e desligar equipamentos durante o período de férias, entre outras ações.
“Com o enfrentamento de duas crises hídricas e elétricas, 2014 e 2021, estamos traçando alternativas junto a outros departamentos para o uso de energia solar no futuro. Ainda está em processo, mas desejamos ativar muitos projetos que visam a preservação do nosso planeta e da qualidade de nossas vidas”, finaliza Gisely.
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