Parceria entre Tetra Pak e Queijos Scala resulta em economia de recursos hídricos, fortalecendo a sustentabilidade

Parceria entre Tetra Pak e Queijos Scala resulta em economia de recursos hídricos, fortalecendo a sustentabilidade

O Scala, renomada produtora de queijos com quatro fábricas localizadas em Minas Gerais nas cidades de Sacramento e Salitre de Minas, destaca-se no setor ao adotar ações sustentáveis que resultaram em uma economia significativa de recursos hídricos, totalizando a marca de 200.000 litros de água por dia.

A Tetra Pak, fornecedora de embalagens e tecnologias para o processamento e envase de alimentos e bebidas, forneceu as tecnologias que conseguem extrair a água do processo, fazendo com que seja possível a reutilização desse recurso natural tão importante em outras áreas da empresa.

“Temos um compromisso de melhorar continuamente nossos processos e para isso, buscamos por tecnologias mais sustentáveis. Reduzir o consumo de água é um dos objetivos e metas da organização, e toda a empresa trabalha constantemente para atingir esse resultado. Além do monitoramento e controle de processo, projetos como este, nos ajudam a atingir esse objetivo, pois a recuperação da água no processo de concentração de soro possibilita uma grande redução de consumo e contribui para que nosso processo seja cada vez mais sustentável”, destaca Cleidomar R. Oliveira, Coordenador de Meio Ambiente do Scala.

Sistema de Membrana para Tratamento do Soro

O Scala implementou com sucesso um sistema de membrana para concentrar o soro resultante do processo de fabricação de queijos. Ao utilizar tecnologias de nanofiltração e osmose reversa, a empresa realiza a concentração do soro e parte da água retirada nesse processo é reutilizada após o devido tratamento.

O soro concentrado é direcionado para um sistema de filtração por membrana, onde passa por um processo de separação dos componentes do soro e do permeado. Este sistema não apenas remove partículas sólidas, mas também utiliza técnicas de osmose reversa para purificar a água residual. Assim, ao final do processo, a água tratada é direcionada para reuso em processos específicos, fechando o ciclo de forma sustentável e contribuindo significativamente para a economia de recursos hídricos.

Com estes investimentos, o Scala economizou – e continua economizando – milhares litros de água por dia. Este case de sucesso destaca não apenas o comprometimento do Queijos Scala com práticas ambientais responsáveis, mas também sua visão inovadora ao integrar tecnologias de ponta para otimizar processos e alcançar resultados excepcionais. Inclusive a empresa continua fazendo fortes investimentos ao trazer tecnologias inovadoras no mundo para tratamento de efluentes.

A parceria com empresas especializadas, assim como o Scala fez com a Tetra Pak, desempenha um papel importante na implementação bem-sucedida dessas inovações, garantindo que a empresa alcance seus objetivos de forma sustentável e eficiente. O Scala demonstra, assim, que é possível unir crescimento industrial com responsabilidade ambiental, destacando-se como um modelo inspirador para toda a indústria de alimentos.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »