Pesquisar

Indústria gaúcha de leite tem retração de quase 4% nas vendas 

Indústria gaúcha de leite tem retração de quase 4% nas vendas

A indústria gaúcha de leite apresentou retração de quase 4% nas vendas no acumulado de 12 meses, de março de 2023 a fevereiro de 2024 contra março de 2022 a fevereiro de 2023. Os dados da Receita Estadual apontam que o volume somado baixou para R$16,61 bilhões. As comercializações internas foram as que mais sofreram, caindo mais de R$350 milhões. 

No caso do leite em pó, mais de 55% do que foi demandado dentro do Rio Grande do Sul veio de importações. “Com a entrada em vigor do decreto do Governo, que limita a utilização de benefícios fiscais por quem compra o insumo fora, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) acredita que as empresas de reprocessamento (chocolates, sorvetes e biscoitos) voltem a consumir da indústria gaúcha, fortalecendo também os produtores”, destacou Alexandre dos Santos, segundo vice-presidente do Sindilat/RS. 

A apuração indica na quarta sondagem, que a compra de embalagens segue liderando quando se trata da entrada de insumos. “Isso reflete a importância para o setor lácteo da manutenção dos incentivos de equiparação fiscal, como o do FAF, sem os quais será inviável manter a competitividade no mercado, já que mais de 60% do leite processado é consumido fora RS ao passo que diversos insumos precisam ser comprados de fora, pois não são produzidos aqui”, acrescenta Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS, ao reafirmar opção pela revisão da alíquota de ICMS à retirada das equiparações fiscais existentes com outros estados produtores. 
Os dados estão na 18ª Edição da Revista RS360. A live pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=DvEZ-w4GsTQ.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

Danone investe em novas ocasiões de consumo
Novidades

Danone investe em novas ocasiões de consumo

Com a busca constante dos consumidores por praticidade e saudabilidade em todas as refeições do dia, a Danone Brasil, líder global em alimentos e bebidas, escolheu a maior feira de supermercados do mundo, a APAS Show 2024, para apresentar seus lançamentos desenvolvidos para conquistar novas ocasiões de consumo e soluções capazes de impulsionar as vendas da categoria de iogurtes e UHT proteico.

LEIA MAIS »