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Leite A2A2 – Percepção dos consumidores

Observatório do Consumidor

O leite A2A2, ou simplesmente A2, e seus derivados têm ganhado popularidade nos últimos anos. Este produto contém uma forma específica da proteína beta-caseína chamada de A2A2, em contraste com a forma mais comum encontrada no leite convencional, chamada A1. Estudos indicam que o consumo de leite A2A2 pode ser de digestão mais fácil para algumas pessoas.

A beta-caseína é uma das principais proteínas presentes no leite de vaca, e existem diferentes variantes dessa proteína, como a beta-caseína A1 e A2. A diferença entre o leite convencional e o leite A2A2 está em um único aminoácido na posição 67 da sequência de aminoácidos. O leite A2A2 é produzido a partir da seleção genética de vacas que possuem essa característica específica, ou seja, a variante A2A2 nessa posição.

Diante do interesse crescente por estes produtos, a newsletter deste mês buscou captar a percepção e a adesão dos consumidores ao leite A2A2, analisando as buscas e manifestações ao produto no Google e no X, antigo Twitter.

Evolução temporal das buscas no Google

O primeiro registro de busca pelo termo “leite A2A2” utilizando o buscador do Google ocorreu em abril de 2018. O ápice do interesse dos consumidores pelo produto ocorreu em novembro de 2020, mês que serve de referência para os demais em percentual de buscas. Percebe-se um aumento médio de buscas pelo termo no último ano. As pesquisas utilizando o termo apresentaram finalidades diversas, variando desde o entendimento do conceito e da composição do produto, passando pela procura por marcas fabricantes bem como por estabelecimentos que o comercializam.

Perfil dos consumidores de leite A2A2

O OC também analisou o total de postagens sobre o leite A2A2 no X, entre maio de 2020 e agosto de 2023, buscando compreender o perfil e as preferências dos consumidores.

Na plataforma X, 94% das menções ao leite A2A2 foram feitas por homens. O público feminino representou apenas 6% do total.

Quanto aos sentimentos expressos nas postagens, imperou vocábulos semanticamente positivos em praticamente todas as postagens.

Hábitos de consumo

Entre os alimentos mais citados nas postagens sobre o leite A2A2, as frutas estão presentes em 39%, ficando bem à frente dos grupos alimentares seguintes: farinhas e massas, produtos açucarados e bebidas não alcóolicas e infusões. Isso pode indicar uma maior associação do consumo deste leite à ideia de maior digestibilidade, o que é reforçado pelos termos captados na nuvem de palavras.

A embalagem e a composição do produto representam, juntas, 93% do total de menções às características do item. O modo de produção despertou interesse em 5% das postagens interesse em 5% das postagens que citaram alguma característica.

A análise do OC sobre a percepção do leite A2A2 revela um interesse crescente e positivo entre os consumidores brasileiros, demonstrando uma conscientização maior sobre as opções alimentares que podem favorecer a saúde digestiva. O aumento constante nas buscas e a predominância de sentimentos positivos nas redes sociais refletem uma aceitação que ultrapassa as expectativas iniciais de mercado. Essa receptividade do mercado reforça a importância de uma contínua educação do consumidor sobre os benefícios específicos do leite A2A2, assim como uma transparência sobre os métodos de produção. Para sustentar e expandir esse interesse, produtores e varejistas devem considerar campanhas que enfatizem não apenas a saúde digestiva, mas também o compromisso com práticas sustentáveis e éticas na produção de laticínios. A tendência é que o leite A2A2 continue a ganhar espaço nas prateleiras e nas mesas dos brasileiros, reforçando seu papel no cenário de consumo de lácte

Fonte – Observatório do Consumidor Abril/2024 – CiLeite – Embrapa

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