Corbion e Kingswood Capital Management anunciam acordo para alienação do negócio de emulsificantes

Como fazer sorvete?

A Corbion, uma das principais indústrias globais de soluções em ingredientes, e a Kingswood Capital Management, empresa de capital privado de médio porte com experiência significativa em investimentos corporativos relacionados a alimentos e bebidas, assinaram um acordo vinculativo referente à venda do negócio de emulsificantes da Corbion. A venda, que está condicionada à aprovação de determinadas exigências legais, incluindo regulatórias, permitirá que a Corbion aprimore seu foco em tecnologias baseadas em fermentação e, ao mesmo tempo, ofereça aos clientes e partes interessadas do negócio de emulsificantes um parceiro confiável para lidar com desinvestimentos corporativos.

O desinvestimento do negócio de emulsificantes segue a estratégia Advance 2025 da Corbion, anunciada em março de 2020, com foco no crescimento de um conjunto de competências essenciais e conhecimentos avançados em fermentação que são essenciais para cumprir o objetivo central da empresa, “preservar o que importa”. 

“A Corbion tem imenso orgulho de sua herança como pioneira e líder no setor de emulsificantes, e agradecemos os funcionários dedicados e os clientes fiéis que contribuíram para esse capítulo de sucesso em nossa história”, disse Andy Muller, Presidente de Soluções Alimentares Sustentáveis da Corbion. 

Muller também enfatizou o papel significativo que as considerações pós-divisão desempenharam na busca da Corbion por um novo proprietário. “Preocupar-se com o bem-estar de nossos clientes e de nossos funcionários faz parte da construção do negócio de emulsificantes premium na Corbion, então isso foi muito importante para nós quando procuramos novos proprietários em potencial. Acreditamos que esse acordo combina nossos clientes e funcionários com os parceiros e liderança certos para ajudá-los a ir ainda mais longe”. 

Com sede em Los Angeles, a Kingswood adquirirá o negócio de emulsificantes da Corbion pelo valor de  US$362 milhões, com expectativa de receita líquida de aproximadamente US$275 milhões, após impostos e custos de transação. A transação inclui, entre outros ativos, duas fábricas nos EUA e cerca de 175 funcionários. 

A Corbion e a Kingswood trabalharão juntas, com acordos de fornecimento e serviços em vigor, para permitir uma transição tranquila e garantir que os clientes continuem a ter um alto nível de serviço. Espera-se que a transação seja concluída no  segundo trimestre deste ano. “A Kingswood está entusiasmada em levar adiante o negócio global de emulsificantes e aproveitar seu enorme patrimônio, continuando a oferecer o melhor serviço da categoria. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Corbion na criação do maior negócio autônomo de emulsificantes puros da América do Norte” disse Alex Wolf, sócio-gerente da Kingswood. 

“Os benefícios exclusivos e importantes que esses produtos oferecem aos fabricantes permitirão que os emulsificantes desempenhem um papel fundamental no atendimento às necessidades em evolução no mercado global, tanto para aplicações alimentícias quanto para as não alimentícias”, acrescentou Andrew Kovach, diretor administrativo da Kingswood.

“Estamos confiantes de que o negócio de emulsificantes estará em boas mãos sob a administração da Kingswood e receberá um forte apoio de seus novos proprietários. Gostaria de agradecer aos nossos colegas que trabalharam arduamente para desenvolver nosso negócio de emulsificantes por muitos anos, e desejamos a eles muito sucesso nos próximos anos”, disse Olivier Rigaud, CEO da Corbion.

A Lazard está atuando como consultora financeira e a Stinson LLP como consultora jurídica da Corbion para essa transação. Para a Kingswood, Kirkland & Ellis está atuando como consultor jurídico e a Configure Partners como consultoria de dívida.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

3 mitos e 3 verdades sobre o leite
Novidades

3 mitos e 3 verdades sobre o leite

A maior acessibilidade à informação durante a Era Digital tem seus prós e contras devido à facilidade de propagação de desinformação. Confira 3 mitos e

LEIA MAIS »