A iniciativa promete impulsionar ainda mais o crescimento do município, mostrando para o Brasil a força do queijo tocantinense
Considerada a segunda maior bacia leiteira do extremo norte do estado do Tocantins, o município de Augustinópolis, localizado a 512 km de Palmas, foi sede da Rota do Queijo. O evento, realizado pelo Sebrae foi lançado oficialmente no dia 22 de novembro, tem o propósito de fomentar o turismo em diversas localidades da região do Bico do Papagaio.
Com a implantação da rota, os visitantes poderão conhecer os produtores locais, aprender sobre o processo de produção do queijo e degustar os diferentes tipos de queijos produzidos na região. Além disso, a rota também irá contribuir para a preservação ambiental, valorizando a produção local e incentivando práticas sustentáveis na cadeia produtiva.
Turismo e Queijo
O primeiro dia de visitação foi repleto de atividades. Começando com um passeio turístico saindo da prefeitura e visitando a Fazenda Mata Bonita, onde o grupo pode conhecer a ordenha manual de vacas leiteiras e bubalinos.
“Nós moramos numa região em que o nosso leite é 90% orgânico, nem sal mineral os produtores dão para gado, então eu trabalho com gado há 40 anos, um gado resistente ao nosso clima, é todo um trabalho genético e, há pouco tempo, estamos com nosso rebanho bubalino e fiquei muito feliz de mostrar meu trabalho e conhecer como os outros também estão trabalhando”, relatou o proprietário Josicleber Rodrigues Araujo.
Em seguida, o passeio seguiu para Fazenda Curiango 2 para um delicioso café da manhã, onde o grupo pode conhecer como a ordenha mecanizada nas vacas leiteiras é realizada. O passeio foi conduzido por Igor Tobias Paula, que auxilia os pais na administração da propriedade.
Logo depois, o percurso seguiu para a Fazenda Bom Jardim, onde os participantes puderam conhecer o rebanho de cabras e vacas leiteiras, além de desfrutar de um almoço delicioso. Após as visitas técnicas às propriedades rurais, foi a vez de conhecer as empresas de laticínios. A primeira parada foi no laticínio JRD.
“Em comparação com as indústrias de laticínios que temos aqui, sou uma criancinha que ainda está tentando aprender a engatinhar. Quando fui convidada para participar da Rota do Queijo no Coração do Bico, o projeto já estava iniciado, já entrei no barco andando. Entrei nesse ramo de atividade com meu esposo por necessidade mesmo, ele estava há muito tempo desempregado e já tinha um curso de derivados do leite, então juntamos um pouco do que ele tinha aprendido com a nossa”, conta Divina dos Santos Silva, proprietária do laticínio.
O passeio foi concluído na sede do Laticínio Carinho, que além de abrir as portas da indústria, lançou seu primeiro queijo artesanal, o Nostalgia Gran Reserva. “A experiência da rota foi muito bacana e tivemos muita visibilidade. Foi bem gratificante. Nosso queijo foi desenvolvido com muito carinho, é um blend de fermentos, tecnologia europeia, um queijo que se assemelha a um queijo canastra”.
Geração de renda
O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, destaca que fomentar o turismo rural no Bico do Papagaio e a geração de renda para pequenos produtores é um dos focos da instituição. Ainda segundo ele, a interação entre produtores, turistas e o trade turístico como todo, possibilita o desenvolvimento de novos negócios para a região. “O queijo, além de ser um produto com alto teor nutricional, é um patrimônio cultural que carrega em si um saber ancestral, que conecta terra, produção e mãos habilidosas de seus produtores”, enfatiza.