O evento contou com mesas redondas sobre as raças, palestra internacional e um leilão que movimentou mais de 190 mil reais
O Congresso Brasileiro das raças Simental e Simbrasil foi realizado na última sexta-feira (1º) durante a Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (SP) (Emapa) e marcou o clímax das comemorações dos 60 anos da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS). Sediado em Avaré (SP), durante a Emapa, o evento foi aberto com a fala do vice-presidente da ABCRSS Rogério Naim Sawaia e contou com palestras e mesas redondas para discussões sobre a raça. Participaram criadores de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Paraná.
Conhecidas pela dupla-aptidão, isto é, a capacidade de produzir leite e carne em quantidade e qualidades altas, as raças foram o centro de diversas rodas de conversa. A primeira, focada na produção leiteira discutiu temas como a nutrição dos animais, como lidar com os carrapatos, desmame dos bezerros, preparações pré, durante e pós-parto.
A segunda roda, focada nos produtores de corte, foi baseada em discussões sobre a busca por maior produtividade, a qualidade da carne das raças e a valorização dos animais. Por fim, a roda de conversa sobre o Simbrasil foi palco de um papo sobre a busca de uma padronização genética da raça, sua rusticidade e seleção. Após as rodas, foi lançado o sumário genético das raças, que funciona como um guia técnico para definir os acasalamentos, além do fechamento com o criador colombiano Camilo Osorio, membro da Associação Colombiana de Simental, que contou sua experiência em outro país da América do Sul.
O leilão
No momento derradeiro do Congresso, se deu o Leilão Nacional das raças, que ofertou animais premiados na Exposição Nacional, que ocorreu em formato virtual no mês de outubro. O pregão movimentou mais de 190 mil reais com a venda de 17 lotes, com uma média de cerca de 11 mil reais por lote. A vaca mais valorizada foi a Aloha Schwanfer, uma fêmea de Pura Origem Simental leiteiro, que foi cotada a 36 mil reais, com a Fazenda JR, do pecuarista Rogério Naim Sawaia, vendendo metade do seu passe por 18 mil reais à Saexi Santo Expedito Agropecuária LTDA. A organização foi da Nova Leilões.
Animais premiados na Emapa
Como é tradicional, o Simental contou com exposição e julgamento de animais durante a Emapa, praça tradicional para a raça. Os campeões desta exposição paulista estão listados a seguir:
· Simental Corte Macho: Benhur da Terra Nova, do criador e expositor Milton Jorge de Miranda Hage;
· Simental Corte Fêmea: Sete Lua do Mamado, do criador e expositor Mário Coelho Aguiar Neto;
· Melhor Expositor Simental Corte: Saexi Santo Expedito Agropecuária LTDA;
· Melhor Criador Simental Corte: Milton Jorge de Miranda Hage;
· Simental Dupla Aptidão Macho: Bipolar II Dinda FIV da Fazenda JR, do criador Rogério Naim Sawaia e do expositor Luis Antônio Buendia;
· Simental Dupla Aptidão Fêmea: Aloha Schwanfer, do criador Ubiratã Rocha Ferreira e do expositor Rogério Naim Sawaia;
· Melhor Expositor Simental Dupla Aptidão: Rogério Naim Sawaia;
· Melhor Criador Simental Dupla Aptidão: Ubiratã Rocha Ferreira;
· Simlandês Macho: Esqui da Fazenda JR, do criador e expositor Rogério Naim Sawaia;
· Simlandês Fêmea: Bianca da Fazenda JR, do criador Rogério Naim Sawaia e exposta pela Saexi Santo Expedito Agropecuária LTDA;
· Melhor Expositor Simlandês: Rogério Naim Sawaia;
· Melhor Criador Simlandês: Rogério Naim Sawaia.