Encontro para laticínios em Marabá foi um sucesso e Grupo +Food consolida-se como um dos maiores apoiadores da cadeia leiteira para as regiões norte e nordeste do Brasil
Por: Erika Ventura
“Tudo o que um laticínio precisa, você encontra aqui!”. Foi assim que a diretora do Grupo Mais Food, Jussara Rocha, definiu o evento em uma entrevista para a imprensa de Marabá/PA, e de fato ela não exagerou. Durante os dias 25 e 26 de outubro, mais de 250 profissionais do leite participaram do Seminário +Negócios MATOPIPA, realizado no Carajás Centro de Convenções, um encontro que reuniu laticínios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará.
“A cada edição o encontro fica mais e mais atraente e traz para a Descartável incontável resultado”, comemorou Sonayde Borges, sales manager da Descartável Embalagens. E completou: “especificamente nesta edição, tivemos muitas oportunidades de negócios e de conhecer mais clientes, todos entusiasmados com o primeiro concurso regional de queijos. Temos uma formidável carteira de clientes e nossa equipe comandada por nosso executivo de contas que atende a região, percorre periodicamente todos os nossos parceiros, perfazendo mais de 15000 km mensais”.
De acordo com Jaime Dietrich, diretor de negócios da Globalfood, além do evento proporcionar oportunidades de negócios, possibilitou um contato próximo, informal e um ambiente descontraído, mas extremamente profissional. “A Globalfood, junto com sua parceira DSM, participa do evento pela segunda vez. Temos apoiado a iniciativa do Grupo Mais Food, por entendermos a importância do desenvolvimento do setor lácteo na região do MATOPIPA e a necessidade de levarmos informações e uma troca de experiências que auxilie os laticínios da região a se tornarem mais competitivos regional e nacionalmente”.
Para os laticinistas, o sentimento é de gratidão por todo o aprendizado e troca de experiências. “Vocês estão conseguindo trazer para Marabá, o que tem de novo, o que tem de tecnologia, o que grandes feiras oferecem, e aqui não fica em nada a desejar. As palestras são de alto nível, superando as nossas expectativas”, confirma Carla Gisely Santos, proprietária do Laticínios Bethe.
Conteúdo técnico e as necessidades do mercado
Durante o Seminário + Negócios MATOPIPA, os visitantes tiveram a oportunidade de se conectarem com 40 expositores, além do acesso gratuito a mais de 20 horas de palestras, entre elas, conteúdo de altíssimo nível compartilhado pela Globalfood/DSM.
“A equipe da Globalfood e da DSM possui um perfil muito técnico, com uma visão do que acontece no mundo, mas extremamente vinculado aos desafios das diferentes regiões do Brasil. Desta forma, nossa equipe sempre se sente honrada em poder contribuir dividindo conhecimento, experiência e poder trazer novas perspectivas aos laticínios da região. Abordamos temos relacionados com a qualidade do leite, em especial os impactos dos níveis de CCS na produção de queijos, e as novas soluções como os testes de identificação dos patógenos causadores de CCS por tecnología de PCR (Jaime Dietrich), abordamos também as tendências de mercado com apoio das pesquisas de Mintel e como poderemos atender estas demandas (Rodrigo Magalhães, diretor técnico Globalfood) e ainda as novas soluções tecnológicas e culturas para garantir rentabilidade ao negócio (Jansen Torres, gerente de serviços técnicos para queijos da América Latina – DSM). Tendo em vista os Cursos de Mestre Queijeiro, realizado nestes últimos 9 anos, e o Primeiro Curso de Mestre Fermentados, além dos inúmeros seminários, levar informação e conhecimento está no DNA da Globalfood”, detalhou Dietrich.
De olho nas tendências do mercado brasileiro, os expositores reunidos em Marabá puderam compreender as necessidades da indústria na região e em contrapartida, os laticinistas estreitaram laços com marcas renomadas no segmento lácteo.
Segundo Caroline Glória Rainha, administradora do Laticínio Capixaba, o evento é uma grande chance para os expositores de apresentar produtos/serviços a um público direcionado que pode se tornar seus futuros clientes. Enquanto os visitantes têm acesso a inovações, estabelecem conexões com novos parceiros e aprimoram conhecimentos. “Esses encontros são muito valiosos para ambas as partes”.
Marcos Galves, engenheiro de alimentos e diretor da Latec Ingredientes, estreou com o pé direito no Seminário de Marabá. “Para nós foi a primeira experiência e no final das contas, foi positiva. como destaques recebemos a visita dos clientes que para nós foi muito gratificante, com certeza isso foi fundamental e sem dúvida vai nos abrir novas frentes”.
Valor e muito conhecimento agregado
A Globaldood/DSM trouxe para o evento protótipos de queijo tipo Gouda e Cheddar com características de produtos com identidade e autenticidade muito bem definida, saindo dos produtos comoditizados. “O mercado brasileiro, apesar de ainda possuir um baixo poder aquisitivo em média, tem buscado alternativas de queijos que atendam às suas expectativas. O nosso consumidor tem se tornado mais exigente e em busca de novidades. A inércia do produtor nacional em atender esta demanda, abrirá espaços aos conglomerados internacionais invadirem o nosso mercado com seus produtos. Temos que levar em consideração o acordo firmado com a Comunidade Europeia da redução gradual das alíquotas de importação de produtos lácteos em andamento”, recomenda o diretor Dietrich.
1º Concurso +Queijos
Sem dúvida alguma, o ponto alto da edição de 2023 foi o 1º Concurso +Queijos, promovido pelo Grupo Mais Food, com curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e patrocínio Globalfood/DSM.
De acordo com Fernando Magalhães, coordenador do Concurso Nacional de
Produtos Lácteos – Epamig ILCT, os eventos do setor de lácteos são muito importantes para toda a cadeia, “quanto mais se avança, melhor para o setor. Trabalhamos com o propósito de alinhar o conhecimento que possuem com a garra de quem busca aprimoramento necessário para organizar uma empresa no ramo lácteo”.
“Abraçamos o projeto do Concurso de Queijos pela confiança no Grupo Mais Foods que o promoveu e pelo apoio técnico no processo de julgamento organizado pelo ILCT. Entendemos que promover eventos como o concurso de queijo motiva os laticínios a se aperfeiçoarem e mostrar o que possuem de melhor para oferecer ao mercado. Por outro lado, foi empolgante ver jovens laticinistas receberem a premiação, com o brilho nos olhos podendo mostrar o seu valor, ao mesmo tempo, foi emocionante poder premiar laticinistas, com longos anos de experiência e dedicação, ter pela primeira vez ter o seu trabalho reconhecido publicamente”, enfatizou Jaime.
“Nunca havíamos participado de concursos. Foi surreal e muito satisfatório o reconhecimento de muito trabalho. Mais uma vez, tivemos a oportunidade de conectar com novos fornecedores, que vão fazer parte dos futuros investimentos. É gratificante se reunir com a equipe técnica que diariamente vivenciam os desafios das empresas, que na verdade, tornam-se verdadeiros amigos. Esse ano o sentimento foi de um evento muito humanizado e caloroso. Poder compartilhar nossos sonhos e experiências, foi muito satisfatório”, afirmou Gerciane Silva, proprietária do premiado Laticínios Kamy.
Quem também levou prêmios nas categorias mussarela e provolone foi o Laticínios Capixaba. “É uma sensação de realização muito grande, de dever cumprido e a confirmação que estamos no caminho certo! Ficamos felizes pelo reconhecimento e motivados ainda mais a continuar inovando e oferecendo os melhores produtos para os nossos clientes. Foi a nossa primeira vez participando de um concurso. Começamos bem, graças a Deus! O evento esse ano foi um sucesso. Estamos gratos pelas oportunidades para networking, aprendizado e acesso com futuros fornecedores”, comemorou Caroline Rainha.
Carla Santos, do Laticínios Bethe, também se emocionou bastante durante a premiação, e levou para o Maranhão o prêmio de melhor queijo coalho do concurso. “Este foi o nosso segundo concurso, mas participar foi muito encantador. E ser premiado é simplesmente a certeza de que devemos continuar trabalhando de forma honesta e transparente. Fazer um produto diante das adversidades que é coletar leite, fazer realmente acontecer e a matéria-prima chegar na indústria dentro das normas e a gente transforma essa matéria-prima em um produto e este produto ser premiado, diante da capacidade técnica dos jurados, está sendo muito motivador e desafiador. Já que ganhamos o prêmio, precisamos manter a qualidade e avançar. A minha ansiedade hoje é alcançar níveis maiores, mas com muito pé no chão, nunca esquecendo os nossos valores e princípios. O prêmio reavivou em nós toda essa chama, a vontade de levar ao cliente uma experiência e valor agregado. O queijo coalho para nós é a nossa história. A receita do queijo coalho veio dos nossos avós e a gente busca manter as raízes, temos um zelo gigante por ele”.
Seminário + Negócios Brasil afora
Participando pela terceira vez no evento, Wendel Carvalho, consultor técnico comercial da Clamalu, agradeceu a oportunidade de estar novamente presente. “Gostaríamos de agradecer a dedicação e empenho de toda equipe do Grupo Mais Food em realizar um evento tão produtivo e essencial para a cadeia do leite. Conte conosco como parceiro sempre! Estamos juntos para fomentar e fortalecer uma cadeia tão essencial para o nosso país. Juntos somos mais fortes!
E somos mesmo. Ano que vem tem mais Seminário + Negócios MATOPIPA. Até breve.