Primeiro na América Latina e quinto da ADM no mundo, CCIC Hortolândia destaca-se por pesquisas e desenvolvimento de soluções inovadoras para as principais marcas da indústria de alimentos e bebidas do País.
Após mais de um ano da inauguração de seu primeiro Centro de Inovação na América Latina, a ADM comemora parcerias e resultados concretos com a indústrias de alimentos e bebidas brasileira. Criado e motivado pela crescente demanda dos consumidores por diferentes formatos de produtos que entreguem sabor, textura, aparência e funcionalidade, o Customer Creation & Innovation Center – CCIC da ADM é um espaço que reúne capacidades técnicas únicas para desenvolver soluções para marcas que procuram inovação com foco em diferentes áreas em nutrição-humana.
De acordo com o Andrea Lunardini, líder técnica da área de nutrição humana da ADM na América Latina, o win rate dos projetos desenvolvidos ao longo do último ano subiram de 45% a 73%. “Os clientes ficam encantados não só com o nosso espaço físico, mas também com toda o nosso expertise e tecnologia disponível para atender as principais tendências do mercado. O processo de desenvolvimento de novas soluções é realizado com o cliente, para o público-alvo dele, e isso faz toda a diferença”, afirma a executiva.
Um exemplo recente de desenvolvimento de novos produtos em conjunto com o cliente foi a linha de quatro bebidas energéticas da marca Itts Sero Super Drink Premium, fabricada pela World Beverage. O desafio consistia em criar uma bebida inovadora para diferentes momentos de consumo. Para isso, o corpo técnico ADM do CCIC Hortolândia trabalhou em sintonia com o cliente durante todo o processo, desde a elaboração do conceito até a formulação final do produto. “A agilidade na entrega de uma solução otimizada, com qualidade e padronização dos ingredientes, foi um aspecto fundamental para conquistar o cliente”, destaca Andrea.
Quinta maior infraestrutura tecnológica da ADM global
Com uma estrutura bastante robusta, o espaço do CCIC Brasil é o quinto da ADM no mundo, seguido por Berlim e Heidelberg (Alemanha), Crunbury (Estados Unidos) e Shangai (China). A unidade de Hortolândia possui um time de profissionais qualificados e capacidades técnicas únicas que viabilizam também o atendimento de clientes globais e suportam os três pilares do negócio de nutrição humana: alimentos, bebidas e saúde & bem-estar. “Essa estrutura moderna fortalece ainda mais nossa expertise técnica e nos conecta a clientes e parceiros para desenvolver e apresentar soluções inovadoras que entregam sabor, textura, funcionalidade, aparência e processo, que se inicia a partir de insights dos consumidores e de tendências de mercado”, explica Andrea.
Construído em uma área de 1.200 m2, o Centro de Inovação recebeu investimentos da ordem de 4,7 milhões de dólares, e conta com equipamentos únicos no mercado brasileiro. “Temos o mais moderno pasteurizador UHT do Brasil, o primeiro Spray Dryer piloto e a única planta de carnes completa do país, com uma máquina moldadora de hambúrgueres exclusiva”, revela Andréa.
Para agilizar projetos pilotos e fazer com que os clientes cheguem antes nas gôndolas com um produto líder de mercado, o espaço permite simular processos industriais dos parceiros com foco em aplicações inovadoras para alimentos e bebidas, fortalecendo a posição da ADM como a principal parceira para pesquisa e desenvolvimento da indústria. Tudo isso, em um só lugar e com a participação ativa do consumidor durante todo o processo.