Qualidade, cuidado e carinho. Conheça os ingredientes de sucesso da Tirolez

Entrevista

Sinônimo de qualidade, a Tirolez não para de inovar. A Revista +Leite conversou com Rodrigo Mainieri, head de marketing e trade da Tirolez para entender melhor a história de um dos maiores laticínios do país

Por: Erika Ventura

Revista +Leite: A Tirolez tem 43 anos! Como vocês começaram?

Rodrigo Mainieri – Fundada em 1980, por dois irmãos, a empresa começou produzindo apenas manteiga e queijo prato na cidade de Tiros, localizada no triângulo mineiro, em Minas Gerais, e foi crescendo à medida em que seu DNA inovador garantia lançamentos aos seus consumidores.  

A famosa figura do senhor tirolês que ilustra até hoje nossas embalagens surgiu em 1989 e foi responsável, além da qualidade dos nossos produtos, a alavancar ainda mais o sucesso da marca em sua expansão pelo Brasil a partir da década de 90, quando as vendas, que anteriormente eram concentradas apenas no Sudeste, ganharam o país.  

Além disso, o investimento em tecnologia qualificada sempre esteve presente nas fábricas da Tirolez, o que resulta em mais de 100 SKUs lançados durante todos os nossos 43 anos de história. Em 2023, por exemplo, refletiu em novidades que respondem às necessidades e desejos de nossos consumidores, como o Stick Mussarela Tirolez, que pode ficar até 5h sem refrigeração, e o Queijo Coalho Cheddar, o primeiro e único no mundo, sendo considerado a versão mais inovadora da categoria de Queijo Coalho.

Revista +Leite: Em quais cidades vocês têm indústria e distribuição?

Rodrigo Mainieri – Com mais de 1.800 colaboradores, a Tirolez dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Nossas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Revista +Leite: Quantos produtos a Tirolez tem no portfólio?

Rodrigo Mainieri – O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil. Recentemente, junto com a ampliação de nosso portfólio, reorganizamos nossas categorias por ocasião de consumo. Agora, a nova estruturação do portfólio e gestão de produtos da companhia é caracterizada por Dia a Dia, Especiais e Culinários, que agrupam segmentos que têm características similares de penetração, frequência, volume, além de momentos e hábitos de consumo, com base nas preferências e necessidade de nossos consumidores.

Revista +Leite: A marca sempre traz novidades seja em embalagens ou na forma de entrega do produto, ou seja, em novos produtos. Como funciona essa fase de desenvolvimento na Tirolez?

Rodrigo Mainieri – Inovação faz parte do DNA da marca Tirolez. Desde o começo da história da marca, sempre tivemos o propósito de oferecer aos consumidores soluções que pudessem responder a alguma necessidade específica, e é sempre a partir do entendimento destas necessidades que a Tirolez pensa e faz inovação.

Fomos pioneiros em lançar o primeiro queijo light brasileiro e a produzir queijos especiais no país, de forma a responder às demandas de nossos consumidores e agregar valor ao portfólio e marca. Outro exemplo disso é a categoria de Cremes de Queijo, que criamos no país, em 2008, com o lançamento do Creme de Ricota, produto que ampliou as opções de “espalháveis” para o consumidor. Em 2010, foi lançado o Creme de Queijo Minas Frescal, um produto também inovador. Atualmente, tanto o Creme de Ricota, quanto o Creme de Queijo Minas Frescal são encontrados nas versões Tradicional e Light. Já o Creme de Ricota conta com a opção Zero Lactose, sendo a Linha de queijos Zero Lactose da Tirolez considerada uma das maiores e mais completas do Brasil.

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