Inovações em proteínas são a nova tendência em alimentação

Soluções em qualidade e segurança do processo de fabricação serão destaque do estande da GEMÜ do Brasil na Fispal Tech, feira do setor de tecnologia para alimentos e bebidas que acontece entre os dias 27 e 30 de junho em São Paulo

Garantir a eficiência da produção de alimentos frente a um cenário de crescimento populacional e de mudanças nas formas de consumo. Esse é um dos grandes desafios da indústria de alimentícia hoje e para os próximos anos, uma vez que   a produção de alimentos em laboratório já é uma realidade. Alternativas às proteínas animais já estão sendo produzidas e comercializadas e a segurança e qualidade neste processo se tornam ainda mais importantes.

“O crescimento acelerado da população, a diminuição das áreas de cultivo e pecuária e até mesmo o aquecimento global contribuem para a busca constante de soluções inovadoras em todas as fases do processo de industrialização de alimentos e bebidas”, relata o gerente geral de vendas BU PFB (farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia) da GEMÜ do Brasil, Hans Paul Mösl. “Os fabricantes precisam atender a normas cada vez mais rígidas de qualidade, principalmente se os produtos forem exportados para Estados Unidos e Europa”, comenta. E para oferecer aos fabricantes soluções atuais em válvulas e sistemas de controle, a GEMÜ participará Fispal Tech, o maior evento para as indústrias do setor de alimentos e bebidas que acontece durante dos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, em São Paulo.

Em seu estande, a GEMÜ apresentará, entre outros equipamentos, as válvulas P&D – Plug & Diaphragm destinadas a sistemas de controle fino de processo e linhas de envase. Segundo Hans, as principais vantagens deste produto são a assepsia em aplicações estéreis e a possibilidade de customização para aplicações especiais, com a construção modular em blocos. “A fabricação de alimentos e bebidas exige risco zero de contaminação. O consumidor precisa estar seguro do que ingere e o fabricante precisa estar amparado por equipamentos de qualidade, principalmente no processo de envase. E as válvulas GEMÜ são certificadas internacionalmente para essa finalidade”, completa.

Saiba mais sobre a válvula P&D

A tecnologia P&D possui aplicação ilimitada e dentro do segmento alimentício, há as opções como as válvulas GEMÜ F40, modelo pneumático, e GEMÜ F60, com atuador elétrico. Ambas trazem todo o benefício de controle das válvulas globos convencionais, com a sanitariedade dos plugs diafragmas GEMÜ acoplados com precisão e durabilidade. Sua alta precisão de dosagem permite que grandes engarrafadoras, por exemplo, possam manter dentro de seus processos de envase válvulas de altíssima performance e segurança na etapa final do processo.

A tecnologia PD se adapta muito bem a fluidos líquidos e pastosos, como chocolate e outros produtos que requerem cuidado de manuseio, além de maior tempo de vida útil para a válvula. “O foco na repetibilidade do sistema foi garantido nesse projeto, que fornece ao cliente vida útil do equipamento muito maior, passando de 2 milhões de ciclos de abertura e fechamento das válvulas globo convencionais para mais de 10 milhões de ciclos na GEMÜ F40 e até GEMÜ 25 milhões de ciclos na GEMÜ F60.” Além disso, a manutenção é realizada de forma muito mais ágil, requerendo a substituição do cartucho de molas através de um dispositivo de troca rápida.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos