Referência em tecnologia e inovação para a pecuária leiteira, empresa apresenta suas soluções e impulsiona a nova realidade para o setor
Mais praticidade no dia a dia, redução de custos e bem-estar animal. Por meio da implantação de tecnologias, estes objetivos se tornam cada vez mais concretos na atividade leiteira no Brasil. Nesse sentido, a Rúmina, empresa referência em inovações para a cadeia produtiva do leite, levou seu portfólio de soluções digitais para a Interleite Sul, que ocorre nos dias 10 e 11 de maio, em Chapecó (SC).
Utilizando biotecnologia, sensores, softwares, soluções financeiras e inteligência artificial, a empresa tem como objetivo simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores junto à responsabilidade de uma cadeia produtiva sustentável, fomentando um cenário que já é realidade em milhares de fazendas de médio e grande porte do País – principalmente na região Sul.
De acordo com o levantamento Top 100 2022, idealizado pelo MilkPoint, que ranqueia os maiores produtores de leite do Brasil e traz um panorama da produção nacional, a região Sul é um dos maiores destaques em produção por animal e por propriedade, com uma média de 9,86 milhões de litros/propriedade/ano e 36,68 litros/vaca/dia. Essa área também foi responsável por produzir 9,8 bilhões de litros de leite em 2021, liderando a produção do país, segundo dados do IBGE (2021).
“Diante de resultados tão expressivos, a participação da Rúmina no evento tem o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para o setor leiteiro na região, tornando a produção cada vez mais sustentável e com responsabilidade socioambiental”, explica o gerente comercial da empresa, Wagner Abreu. No estande na Interleite Sul, os visitantes poderão conhecer todas as soluções oferecidas ao segmento: OnFarm, RúmiCash, Ideagri e RúmiTank.
A primeira, OnFarm, atua diretamente na saúde dos animais. Por meio de um aplicativo e teste simples, diagnostica, dentro de 24h, casos de mastite clínica, indicando, ainda, a necessidade ou não do uso de antibióticos. Com isso, o produtor reduz gastos com medicamentos, minimizando o descarte de leite.
RúmiCash é um produto desenvolvido pela Rúmina especialmente para a cadeia leiteira. A solução financeira oferece, via WhatsApp, linhas de crédito, possibilidades de investimentos e antecipações de pagamentos a produtores pelos laticínios parceiros, que podem ser disponibilizados em até 24h.
Tanques monitorados
Com um papel fundamental na prevenção de possíveis prejuízos na produção, RúmiTank é uma solução que os visitantes poderão conhecer mais detalhes no evento. Com um sistema que promete revolucionar o monitoramento do leite, a ferramenta é feita com base em IoT, conhecida como ‘internet das coisas’, e permite o acompanhamento à distância de dados em tempo real de volume e temperatura do tanque de leite, além de monitorar parâmetros de funcionamento do tanque, reconhecendo até mesmo quedas de energia.
Um novo cenário requer gestão mais assertiva
Outro ponto essencial para as propriedades que desejam se manter competitivas, atualizadas e presentes no mercado é a atenção ao modelo de gestão, especialmente diante da realidade do Agro 5.0.
Com 15 anos de atuação, o Ideagri é um sistema líder no mercado nacional, sendo o mais completo e o único a oferecer um benchmarking, chamado RúmiScore, que traz uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades. A solução está presente em mais de seis mil fazendas, incluindo boa parte das 100 maiores do Brasil segundo o Ranking MilkPoint.
“Ele ajuda na gestão econômica, financeira e zootécnica, com informações e dados transformados em relatórios que apontam em quais aspectos a produção pode ser melhorada”, diz Wagner. “Temos uma mudança de geração e o objetivo da Rúmina é manter o negócio saudável e sustentável”, finaliza.